sexta-feira, 30 de agosto de 2013

BICICLETÁRIO EM SÃO MIGUEL ARCANJO?


Segundo Tânia Ribeiro, Assessora de Imprensa da Duratex, São Miguel Arcanjo também poderá ganhar, ainda neste ano, presentes iguais aos recebidos por Pilar do Sul: um bicicletário e uma academia ao ar livre.
Outros municípios como Itatinga, Estrela do Sul, Uberaba e T
aquari também serão beneficiados.
Na minha opinião, é dinheiro do povo empregado inutilmente.
Não temos educação para que tais empreendimentos perdurem, pelo menos em minha cidade.

AINDA PILAR DO SUL

Dois projetos permanentes gratuitos e para todas as faixas etárias foram instalados em Pilar do Sul, hoje, patrocinados pela Duratex, com parceria da Prefeitura local, com o objetivo de promover qualidade de vida junto à população por intermédio da prática de atividades físicas e de esportes.
Um dos projetos é a Academia ao Ar Livre, composta por 11 equipamentos de exercícios físicos, seis aparelhos convencionais e cinco para pessoas com deficiência, no Jardim Paiotti. 
O segundo projeto trata de um Bicicletário localizado no bairro Campo Grande, contando com 12 bicicletas, capacetes de ciclista e kit de peças de reposição.
Durante o período de implantação dos programas será formada uma Rede de Proteção Social e Apropriação dos Espaços Públicos, movimento que envolve a comunidade e órgãos como a Secretaria Municipal de Esporte, Educação, Saúde, Cultura e Instituição Social. 
O objetivo é criar ações de preservação dos equipamentos. 
Uma dessas propostas, por exemplo, será um futuro concurso de grafite para ser aplicado na cobertura do bicicletário.
Fonte: Holofote Comunicação/Tânia Ribeiro/Assessora de Imprensa

UMA AVENTURA EM PILAR DO SUL


Atendendo chamada do administrador da Fazenda Três Irmãos, bairro Pico Grande, município de Pilar do Sul, SP, preocupado porque os animais bovinos da propriedade estavam sendo atacados por morcegos hematófagos, os técnicos agropecuários Luiz Carlos dos Santos, da Defesa Agropecuária, Nivaldo Gomes da Silva, da CATI e o médico veterinário do SIM Municipal, Marcelo A. P. Caetano, se dirigiram ao local constatando que os morcegos vampiros é da espécie Desmodus Rotundus, comum em nossa região.
Visitando outras propriedades vizinhas e do bairro do Alegre, os proprietários relataram que seus rebanhos também estão sendo atacados, alguns morreram, e conforme relatos dos sintomas, suspeita-se de raiva, doença conhecida como raiva dos herbívoros, comumente chamado de loucura, sendo o principal transmissor o morcego hematófago.
Foram orientados para que vacinem os restantes dos animais, único meio de prevenção, e advertidos para não tocar em animais que apresentarem sintomas da doença, e também avisar os técnicos para que seja feita o colhimento de materiais para análise laboratorial, caso vierem a óbito.
Localizado o refúgio desses vetores da raiva (loucura), pelo administrador da Fazenda Três Irmãos, informou o técnico Luiz Carlos que acionou a Equipe de Controle de Transmissores da Raiva dos Herbívoros. 
Nesta quinta-feira, foram até o local e capturaram 107 morcegos, todos da espécie Desmodus Rotundus.
"Tratados" nas costas com uma pasta especial, foram soltos. Cada morcego tratado e solto vai causar a morte de entre 15 a 30 morcegos, isto porque, os "vampiros" tem o costume de se lamberem para se higienizar, e ao se lamberem, ingerem a pasta, causando-lhes a morte.
FOTOS

Preparando para captura dos morcegos-vampiros


Médico Veterinário Marcelo e Técnico Luiz Carlos, tapando janela.

Morcegos capturados com uma buçá...


e colocados em uma gaiola


107 morcegos hematófagos capturados

Preparando-se para o "tratamento"


A pasta é colocada na costa do morcego e em seguida é solto

Cada morcego que recebe a pasta contaminam outros entre 15 a 30 isto porque eles se lambem para limpeza, ingerindo a pasta

Morcego hematófago da espécie Desmodus Rotundus

Bezerros que estavam sendo sugados p
or aproximadamente 20 "vampiros". 

Colônia de M.Hematófagos no abrigo
Bairro do Pico Grande, em cima da Serra do Pico Grande, a
o lado a Serra Negra dos Caetanos e, mais ao fundo, a Serra do Paranapiacaba.


Do Blog Nivaldo

ACOMPANHAMENTO

COMUNICADO Nº 23.420, DE 29 DE JANEIRO DE 2013
Divulga Declaração de Propósito dos administradores da Cooperativa de Crédito Rural de Itaí - Paranapanema -Avaré - Sicoob Crediceripa, em transformação para cooperativa de crédito de livre admissão de associados.
Divulgamos, abaixo, o inteiro teor da Declaração de Propósito publicada no Jornal Cruzeiro do Sul, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2013 e no Jornal Sudoeste do Estado, nos dias 19 e 26 de janeiro de 2013, em atendimento ao disposto na Resolução nº 3.859, de 27 de maio de 2010 e na Circular nº 3.611, de 31 de outubro de 2012:

"DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO
Os abaixo subscritos, na condição de administradores da Cooperativa de Crédito Rural de Itaí- Paranapanema- Avaré – Sicoob Crediceripa, por intermédio do presente instrumento,
I - D E C L A R A M:
a) que a Assembléia Geral Extraordinária de 11/01/2013 deliberou alterar o estatuto social, com vistas à transformação da instituição em cooperativa de crédito de livre admissão de associados.
Nova denominação social: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaí-Paranapanema-Avaré- Sicoob Crediceripa.
Local da sede: Praça Padre Ernesto Odino nº 1.121, Centro, na cidade de Itaí, Estado de São Paulo,
Área de atuação: Águas de Santa Barbará, Alambarí, Angatuba, Araçoiaba da Serra, Avaré, Bofete, Boituva, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira Cesar, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guarei, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itatinga, Laranjal Paulista, Paranapanema, Pardinho, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Sorocaba, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tietê e Torre de Pedra todos no Estado de São Paulo.
b) que não possuem quaisquer restrições cadastrais e desfrutam de reputação ilibada e, ainda, que não foram nem estão sendo responsabilizados em ação judicial ou processo administrativo junto ao poder público;
c) que preenchem as condições estabelecidas no art. 2º do Regulamento Anexo II à Resolução nº 4.122 de 2 de agosto de 2012, para o exercício de cargos de administração.
II - E S C L A R E C E M que, nos termos da regulamentação em vigor, eventuais objeções à presente declaração devem ser comunicadas diretamente ao Banco Central do Brasil, no endereço abaixo, no prazo de quinze dias contados da data da publicação desta, por meio formal em que os autores estejam devidamente identificados, acompanhado da documentação comprobatória, observado que os declarantes podem, na forma da legislação em vigor, ter direito a vistas do processo respectivo.
Banco Central do Brasil - Departamento de Organização do Sistema Financeiro - Gerencia Técnica em Belo Horizonte
Av. Alvares Cabral nº1.605 2º Andar, Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte- MG
CEP: 30.170-001
Itaí, 14 de janeiro de 2013.

Hugo Ferraz da Silveira , CPF: 497.899.968-53 - Presidente do Conselho de Administração.
Renato Huber, CPF: 183.505.288-69 - Vice-Presidente do Conselho de Administração.
Bruno José Dainese, CPF: 440.251.818-00 - Conselheiro de Administração.
Gerardus Hermanus Maria Stoltenborg, CPF: 412.002.418-00 - Conselheiro de Administração.
Hubertus Derks , CPF: 170.322.958-43 - Conselheiro de Administração.
Itavico Dognani, CPF: 377.725.208-59 - Conselheiro de Administração.
Mario Marcelo Dario, CPF: 141.397.208-08 - Conselheiro de Administração.
Silvio de Carvalho Vince, CPF: 520.943.758-20 - Conselheiro de Administração.
Wilson Nei Theodoro de Syllos, CPF: 056.432.868-58 - Conselheiro de Administração.
Ari Rosa do Nascimento, CPF:071.248.568-68 - Diretor Operacional.
Peter Johannes Beckers, CPF: 032.699.308-87 - Diretor de Negócios.”

Adalberto Gomes da Rocha
Chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro

QUE FIM LEVOU ESTA EMPRESA?




No ano de 1.975, havia na cidade de São Miguel Arcanjo uma empresa denominada Romeiva - Projetos e Obras Ltda., estabelecida à Rua Armando Sales de Oliveira, s/n, que perfurava poços para a Prefeitura. 
Foi essa empresa também responsável pela construção de um prédio de residência na Praça de Esportes "Nestor Fogaça" no prazo de 40 dias e também das cabeceiras da ponte do Bairro Sumidouro da Lavrinha, ampliando cerca de 46 m2 em paredes de tijolos. 
Essa empresa foi quem construiu as guias e as sarjetas da Rua Campos Sales. 
O proprietário chamava-se Daniel Neiva Ferro.
O cartão acima foi localizado dentro de um livro antigo pertencente ao saudoso Joaquim Inácio Rodrigues Júnior.
Novo endereço.
Sócio-proprietário Gracindo Romagnoli.

POESIA POSTAL





LEMBRANÇA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT, EM PINHEIROS, CAPITAL




DE JABUTICABA E DONADON


Diz a lenda que existem coisas que só dão no Brasil, como a jabuticaba. 
Não é verdade, mas quando a lenda é melhor do que a realidade, publique-se a lenda, como dizia aquele personagem de “O Homem que Matou o Facínora”, de JohnFord.
A jabuticaba pode ser uma lenda, mas um deputado condenado e preso por corrupção ter o seu mandato mantido pelo voto secreto de seus pares ( para ser gentil e não chamá-los de comparsas), certamente deve ser uma primazia e uma contribuição original brasileira para o livro Guinness. Mas não é uma contribuição singela que começa e termina em si própria. 
Ela tem requintes que uma pessoa normal teria dificuldade em explicar a um colecionador de aberrações políticas universais: o próprio condenado compareceu à sessão que manteve o seu mandato e pôde votar, e com toda certeza o fez em causa própria, a não ser que além de larápio, seja maluco.
Mais ainda: esse centauro de três cabeças que só a criatividade da política brasileira foi capaz de construir, teve o toque artístico de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que levou ao pé da letra a disposição constitucional segundo a qual só o Legislativo pode cassar o mandato de seus membros.
Acontece que existe outra disposição constitucional, essa ignorada pela maioria do colegiado do STF, segundo a qual a condenação transitada em julgado cassa automaticamente os direitos políticos do condenado -- e supõe-se que entre esses direitos esteja o de legislar.
O nosso centauro de três cabeças, então, não tem direitos políticos mas pode fazer leis.
Num acesso inevitável de pudor, o presidente da Câmara Federal resolveu fazer o possível para amenizar o escândalo, e chamou o suplente para assumir o cargo do deputado preso mas não cassado.
Natan Donadon, deputado

Uma pergunta inevitável: se o voto dos deputados fosse aberto e não secreto, os que votaram contra a cassação e os que sorrateiramente fugiram do plenário para ir lavar as mãos na bacia de Pôncio Pilatos, teriam coragem de fazer isso?
Outra pergunta também inevitável: o presidente da Câmara terá a coragem, doravante, de expulsar manifestantes invasores do plenário clamando que “esta é uma casa de respeito”?
E, por fim, a mais inevitável e óbvia das perguntas: os deputados sabem que boa parte das pessoas que saiu às ruas em junho para protestar contra ônibus, estádios e etc., também estavam revoltados contra a falta de vergonha dos políticos?
Se alguns manifestantes se excederam depredando bens públicos, lojas, bancos e quebrando vitrines, puderam ser chamados de vândalos -- como foram -- seria possível evitar a constatação de que o que os deputados praticaram uma espécie mais sutil mas não menos nociva de vandalismo?
Manter o mandato do deputado Donadon foi, sim, um ato de vandalismo moral.
Sandro Vaia.
OBS: Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez e "Armênio Guedes, Sereno Guerreito da Liberdade"(editora Barcarolla). E.mail: svaia@uol.com.br

O BICHO QUE COME O BRASIL

PNS INICIA PESQUISA NA REGIÃO

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) teve início nesta quinta-feira, 22, nas cidades de Sarapuí e Angatuba. 
Comandada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o levantamento tem como objetivo coletar informações para produzir dados sobre acesso e uso dos serviços de saúde, ações preventivas e financiamento da assistência de saúde.

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA EM ITAPETININGA PRORROGADO.



O jornal Correio de Itapetininga repassa afirmação do diretor Ragnar Orlando Hammarstrom de  que o campus do Instituto Federal de São Paulo, em Itapetininga, não terá curso superior de Engenharia Mecânica em 2014. 
Devido à falta de tempo hábil para adequações de planejamento, o início do curso foi adiado e não há prazo para realização de Vestibular. 

QUANTO MAIS SECRETÁRIOS, MELHOR?











De nove, agora são onze os Secretários nomeados por Di Fiori para ajudá-lo a administrar Itapetininga, a maior cidade da região.
O novo chefe de Gabinete e secretário de Governo chama-se Ismael José Stranak; no ano 2.000 foi candidato a vereador, mas não levou.
Cultiva amizade de mais de quinze anos com o atual prefeito.
Amizade pode significar responsabilidade com a coisa pública?

QUANDO É QUE DI FIORI COMEÇARÁ A GOVERNAR?


Faz uma semana que Hiram Ayres Monteiro Júnior tomou posse como Secretário de Desenvolvimento e Trabalho, em Itapetininga.
Mas que é isso, Di Fiori?
Itapetininga não pode perder tempo como fazem as cidades menores, como a minha São Miguel Arcanjo.
Afinal, ela é a cabeça de chave na região. 

APADRINHAMENTO


Após oito meses, a Secretaria de Planejamento, em Itapetininga, terá comando próprio. Trata-se da
 advogada Juliana Rossetto Leomil Mantovani, ex-secretária de Planejamento da Prefeitura de Tatuí, então sob as ordens do 
ex-prefeito, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

NA VERDADE, DEPUTADOS FOGEM DE VOTAÇÃO PORQUE TEMEM PELO SEU PRÓPRIO FUTURO.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), classificou em entrevista ao Estado como “incompatível” a possibilidade de Natan Donadon (sem partido-RO) exercer o mandato de deputado estando preso. Ele se disse frustrado com o baixo quórum na votação que decidiu pela manutenção do cargo de Donadon e afirmou que sua decisão de afastar o colega do cargo enquanto estiver detido foi para “preservar o parlamento”.
“O parlamentar não poderá exercer o mandato porque vai estar preso em uma penitenciária. Como vai conciliar sua prisão, sua detenção por um processo penal transitado em julgado com o exercício da atividade parlamentar? É incompatível”, disse. 

ENCONTRO INTERNACIONAL DA MMM


Durante o primeiro dia de atividades do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, foi realizada a Conferência “Acumulação por despossessão: trabalho, natureza, corpos das mulheres e desmilitarização”. 
O debate foi marcado pela denúncia da violência e da opressão sofrida pelas mulheres em territórios militarizados, e da perda de autonomia das mulheres.




QUEM VIVER ATÉ LÁ, VERÁ O CAOS?

Fonte: Estadão
Os brasileiros de 30 anos de idade são a crista da onda demográfica do país. Nunca houve uma corte tão populosa; não há perspectiva de que haverá outra igual neste século. 
Hoje, a onda demográfica pode ser surfada com grande vantagem econômica. 
Pelas projeções do IBGE, a janela demográfica brasileira fica escancarada até 2022, mas vai se afunilando gradativamente, para, em 
2034, apresentar relação entre os economicamente dependentes e a população potencialmente ativa pior do que é hoje. 
A partir de 2060, o caos estará criador, pois para cada três trabalhadores haverá dois aposentados ou crianças.
Quer problema maior do que esse para a previdência e saúde pública?
Como estará sendo governado o país em 2060?
E sob qual regime?
Do jeito que as coisas andam, difícil projetar, não é mesmo?
A não ser que você esteja no auge dos seus sessenta anos, como eu...
  

VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Consulta pública aberta até o próximo dia 1º de setembro vai receber a opinião da população sobre propostas para prevenir e combater a violência contra pessoas com deficiência.
As propostas apresentadas foram estruturadas pelo grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e que teve a participação da Secretaria da Segurança Pública, além de outras pastas do Governo Estadual e da Defensoria Pública.
Como resultado do trabalho do grupo surgiu o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Violência contra Pessoas com Deficiência, oficializado por meio do decreto 59.316, de 21 de junho de 2013.
As propostas estão estruturadas em três diretrizes: notificação e coleta de dados; capacitação dos profissionais e aperfeiçoamento da rede de serviços; e prevenção da violência contra pessoas com deficiência.
A consulta está aberta a todos.
Consulta Pública sobre o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Violência contra Pessoas com Deficiência
Íntegra do Programa: 
Sugestões para:
Prazo final: até 1º de setembro de 2013.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública.

VOTOS

Que bom que hoje é hoje!
Se não fosse hoje, nós não seríamos melhores do que ontem!
Sejamos melhores hoje para que o sol amanhã ilumine muito mais vidas!

IRMÃOZINHO GERALDO:

E MAIS: