sexta-feira, 9 de março de 2018

SE VOCÊ ESTUDOU HISTÓRIA DO BRASIL, ENTÃO SE LEMBRA QUE...

Resultado de imagem para gifs de globo terrestre girando


Num dia como o de hoje, há 
518 anos, Pedro Álvares Cabral e seus marujos deixaram Portugal, ele a bordo de um dos 13 navios da esquadra para uma viagem que terminaria com o descobrimento de um país que teria o nome de Brasil. 
Passando pelas Ilhas Canárias, depois Cabo Verde, no dia 9 de abril a frota transpôs a linha do Equador e foi navegando rumo a oeste, 
afastando-se o mais que pode do continente africano. 
No dia 21 de abril, os navegantes avistaram algas marinhas; imaginaram que estivessem nas Índias e no dia seguinte, 22 de abril de 1500, ancorando. 
Como era época de Páscoa, como agora, Cabral batizou de Monte Pascoal a um monte bem próximo dali para que servisse de referência ao mundo.
Porém Cabral se enganou; não haviam chegado às Índias, como supunha, e, sim, num país misterioso, de índios perigosos, imenso pelo tamanho e invejável pelas riquezas até ali inexploradas, as quais deveriam ser exploradas e levadas para Portugal, ao mesmo tempo que as terras deveriam ser colonizadas para que os portugueses não perdessem o seu domínio.
E então, a história de um novo mundo começou a ser revelada, tendo início, por acaso, num dia como o de hoje, 09 de março de 1.500.
Fico aqui imaginando como seria o Brasil, hoje, se por acaso tivesse sido descoberto pelos franceses, ingleses, espanhóis, italianos, alemães ou ... chineses... 
TERIA SIDO MESMO DESCOBERTO POR OBRA DO ACASO?



Nenhum comentário: