terça-feira, 14 de agosto de 2018

SÃO MIGUEL ARCANJO: INSTALAÇÃO DE BASÍLICA MENOR NO DIA 1º DE SETEMBRO

Basílica de São Miguel Arcanjo, a única no Brasil dedicada ao Arcanjo.

A notícia de que o Santuário São Miguel Arcanjo seria elevado à Basílica Menor foi recebida pelo pároco e reitor, Pe. Márcio Almeida, na tarde de 21 de junho. 
A Missa de Instalação de Basílica Menor se realizará no dia 1º de setembro e será presidida por Dom Gorgônio, bispo da Diocese de Itapetininga-SP.
Os sinos badalaram no início da tarde do dia 21 de junho no Santuário São Miguel Arcanjo, localizado na cidade de São Miguel Arcanjo, interior paulista. Foi a chegada de uma boa nova para os fiéis são miguelenses e de toda a diocese de Itapetininga, que celebra seus 20 anos. O Vaticano concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário de São Miguel Arcanjo! O pároco e reitor, Pe. Márcio Almeida, em uma transmissão ao vivo em seu perfil pessoal no facebook, anunciou a notícia aos fieis. “Hoje para nós é um dia de imensa alegria”, exclama.
No dia 25 de maio, o Cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina Sacramental, assinou o decreto de concessão do título de Basílica Menor à Igreja Santuário de São Miguel Arcanjo. O decreto, assinado pelo Cardeal, diz: “A concessão deste título a esta importante Igreja, intensificando o vínculo com esta Igreja Particular e a Igreja de Roma, é um incentivo a promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral da diocese”.
A Missa de Instalação de Basílica Menor acontecerá no dia 1º de setembro (sábado), às 15h, e será presidida por Dom Gorgônio, bispo da Diocese de Itapetininga-SP. 
O momento celebrativo abrirá as comemorações alusivas ao santo padroeiro que se estenderá por todo o mês de setembro. As orações da Quaresma de São Miguel Arcanjo iniciam no dia 15 de Agosto e vão até o dia 28 de Setembro, e será rezada após a Missa das 17h, e 30 minutos antes das Missas noturnas.

Pedido do título
De acordo com Pe. Márcio, o pedido de Concessão do Título foi enviado pelo bispo diocesano, D. Gorgônio, em 2 de janeiro deste ano ao Vaticano. Na sequência, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina Sacramental solicitou que se respondesse a um minucioso questionário para avaliar se o Santuário atendia aos critérios necessários para ser elevada à Basílica Menor. O reitor conta que entre os documentos, estavam: medidas do prédio, história da Igreja, descrição da vida religiosa, fotos, vídeos, documentos de comprovação, entre outros dados.
Tudo isto, continua, foi entregue na Congregação pelo Pe. Márcio no dia 11 de abril em audiência particular com o Monsenhor Aurélio Garcia, assessor do Cardeal Robert Sarah, na Congregação responsável.
O que muda?
O reitor explica que a Basílica Menor é uma Igreja Papal, uma extensão do Vaticano, e torna-se uma Igreja que oferece graças especiais, que somente estas podem oferecer. Conforme o decreto “Domus Ecclesiae”, os fiéis que visitam uma Basílica podem obter a Indulgência Plenária, observando as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), em datas especiais, como:

– Uma vez ao ano no dia estabelecido pelo Ordinário local (01 de janeiro);
– No dia do aniversário da concessão do título de Basílica (25 de maio);
– Na solenidade dos Santos Pedro e Paulo apóstolos (29 de junho);
– No dia do aniversário da dedicação da Basílica (21 de setembro);
– No dia da celebração litúrgica do patrono (29 de setembro);
– Uma vez ao ano no dia livremente escolhido pelo fiel.

No templo, estarão também dispostos quatro sinais visíveis que distinguem uma Basílica: o Brasão do Vaticano na cadeira do presidente; a Umbela (o guarda-chuva com as cores do Vaticano e os brasões do Vaticano, do Papa, do Bispo diocesano, da Basílica, do reitor e da cidade) usado em procissões de rua; o Tintinabulo (brasão do vaticano com um sino) e a Virga Rubra – (que acompanha as procissões dando o compasso).
Em clima especial de festa devido ao recente decreto de elevação ao título de Basílica Menor, o Santuário São Miguel Arcanjo realiza os últimos preparativos para celebrar o seu padroeiro. A programação acontecerá de 20 a 30 de setembro, na cidade de São Miguel Arcanjo-SP, e contará com programação diferenciada para acolher todos os públicos em dias de louvor e agradecimento a Deus pela intercessão do Arcanjo Miguel.

Você poderá conferir a programação da Festa e saber muito mais sobre o Santuário, no site: http://www.santuariosaomiguelarcanjo.com/

Nenhum comentário: