7º BCR - Batalhão de Reservistas de Santos
O Batalhão de Voluntários de Santos foi formado oficialmente a 13 de Julho de 1932 sob o comando do Coronel Grimualdo Teixeira Favilla.
Na manhã do dia 18 de Julho a população santista acompanha em massa a partida dos voluntários para São Paulo.
Um momento de grande festa na cidade como vemos no trecho abaixo do livro Santistas, nas barrancas do Paranapanema de Santos Amorim, publicado em Novembro de 1932.
Este livro traz um ótimo relato do dia-a-dia da 1a CIA do 7o BCR, da qual o soldado Walter Azambuja fazia parte.
"Manhã esplêndida de sol a de 18 de julho de 1932. Uma vibração intensa nas ruas da cidade. Toda a população nas ruas. Das praias e bairros afastados a onda humana, cada vez mais volumosa, rumo ao centro urbano, avassalava-o por completo. Ver os voluntários que deixavam Santos era o desejo coletivo. Ficar em casa, sem levar um adeus aos soldados, equivaleria a um pecado sem remissão. E o povo santista é essencialmente católico. E patriota.
Por isso mesmo, veio toda a gente para o burburinho do asfalto. Da Ponta da Praia. Da Nova Cintra. Do José Menino. Do Campo Grande. Do Macuco. Do Saboó. De S. Vicente. Da Praia Grande. Do Guarujá.
...
Jamais Santos terá visto espetáculo tão soberbo de fé. Tão imponente de civismo. Tão significativo de beleza moral, do que esse da inesquecível manhã de 18 de julho.
"Da data de sua formação até o final da revolução, o 7º BCR se movimentou e combateu na Frente Sul no setor de Buri e Itararé até a fronteira do Paraná nas localidades de Engenheiro Hermillo, Victorino Carmillo, Ligiana, Aracassú, Aterradinho, Bom Sucesso, Porto Velho, Fartura, Itapetininga, Porto Delfino, Gramadinho, S. Miguel Arcanjo, entre inúmeras outras.
Abaixo detalhe do mapa dos combates na região, desenhado por Wasth Rodrigues.
São Miguel Arcanjo bem na ponta à direita, ao final do desenho.
Fonte: Tvdo por São Pavlo - 1.932
Nenhum comentário:
Postar um comentário