domingo, 15 de abril de 2012

MUSEU HISTÓRICO E GALERIA SACRA DOM ERNESTO DE PAULA.



Já faz alguns anos que não visito o Museu Histórico e Galeria Sacra Dom Ernesto de Paula, criado em 16 de agosto de 1988 por Roque Eduardo de Castro, o popular Padre Roque, em sua própria residência.
Fica num sítio de 12 mil metros, num casarão centenário localizado no Alto de Guaianã, à Rua Dom Ernesto de Paula, 1, no município de São Roque.  
Todo o acervo está documentado em cartório na capital de São Paulo.
São peças ligadas à arte sacra, discos antigos e cosméticos, muitas delas obtidas através de doações, espalhadas em dois cômodos da casa. 
Há também uma pequena capela dedicada ao orago São Miguel Arcanjo mandada construir pelo padre Roque em intenção do querido Cônego Francisco Ribeiro, falecido em 1.983, em São Miguel Arcanjo.
Na inauguração da capela lá estivemos orando, cantando, erguendo mastros, carregando andor em procissão e até tocando junto com a banda lira visitante, com direito a almoço, lanche da tarde e jantar.
Durante a festa anual que se realiza no mês de julho, por muitos anos lá estivemos.
Antigamente, o Museu pertenceu a Dom Ernesto de Paula, daí o nome com que foi batizado. 
É possível conhecer um pouco de sua história na leitura de documentos, fotos, paramentos, relíquias e outros pertences do primeiro Bispo de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário