Na região, a melhor colocação foi obtida por Sorocaba que ficou na terceira posição com pontuação de 95,62.
A surpresa ficou por conta da pequena cidade de Quadra que ficou em 8º lugar com 94,36 pontos. Cidades da região tiveram desempenhos ruins. Pilar do Sul ficou em 453º lugar, com pontuação de 21,78 pontos. São Miguel Arcanjo figura melhor no ranking, mas ainda longe do ideal com 59 pontos e na 266ª posição. Na região, Sarapuí foi a pior cidade avaliada na região com nota 7,10, o que fez a cidade ficar em 606 posição.
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Nesta edição, 158 municípios receberam certificados por alcançar nota acima de 80. Em todas as edições, Itapetininga não obteve nota superior a 80.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, divulgaram na segunda-feira passada, 2 de abril, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011. Na quarta-edição, o Município Verde Azul quer fortalecer o planejamento ambiental e incentivar a participação da sociedade civil na agenda ambiental.
“Envolve desde o cuidado com as águas, tratamento de esgoto, destino final do lixo, dos resíduos sólidos, educação ambiental, matas ciliares, arborização das vias públicas, cuidado com o ar, evitar queimadas, enfim, um trabalho importante de recomposição de matas, recuperação das águas e conservação do meio ambiente”, disse o governador Alckmin.
“Município Verde Azul chegou a sua quarta edição fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental”, afirma. A cidade Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista, foi a campeã paulista entre as cidades. Este é o tricampeonato do município, que também liderou em 2008 e 2009. Em 2010, a cidade de Santa Rosa do Viterbo ficou com a medalha de ouro.
A intenção do programa Município Verde Azul é buscar a adesão de 100% das cidades para avaliar a execução da política ambiental. Segundo ainda os critérios, o governo estadual quer capacitar os interlocutores do setor e quer incentivar as cidades a montarem uma estrutura própria nas prefeituras para o desenvolvimento de políticas públicas para o verde.
Fonte: Correio de Itapetininga - edição 371.
Luiza, como que eles querem alcançar este patamar se vemos vazamentos e vazamentos de esgoto que temos registrados em imagens,em alguns cantos da cidade?Faltam redes de esgotos em muitas residências por falta de uma política voltada para o meio ambiente.
ResponderExcluirMas quem disse que eles querem que São Miguel sobressaia em alguma coisa?
ResponderExcluirOnde já se viu um proprietário de posto de gasolina ser alguma vez presidente do Condema, meu amigo?
Só aqui!
Abraços.