sábado, 26 de maio de 2012

SÃO MIGUEL ARCANJO NO "ESTADÃO": INAUGURAÇÃO DA ESTRADA S. MIGUEL - SETE BARRAS.


DATA: 15 de fevereiro de 1.944.
ASSUNTO: A VIAGEM DO INTERVENTOR FERNANDO COSTA AO LITORAL SUL. INAUGURAÇÃO DA ESTRADA SÃO MIGUEL ARCANJO - SETE BARRAS, MELHORAMENTO RECLAMADO PELA PREFEITURA LOCAL HA MAIS DE 20 ANOS.

São Miguel Arcanjo, 13 (A.N.). A visita do sr. Interventor Fernando Costa a esta cidade é assinalada por um acontecimento de grande importância para a população local: a inauguração da estrada que liga São Miguel Arcanjo a Sete Barras, que representa um grande benefício para a zona do litoral sul do Estado.
Sua construção foi solicitada no tempo do Império, sendo iniciada somente em 1.927, mas paralisada em 1.930.
Graças, porém à Política Rodoviária, ao atual chefe do Governo Paulista, a magnífica estrada já se acha concluída, para júbilo da população desta zona, que há três gerações se vem batendo incansavelmente para conseguir tal melhoramento.
Por esse motivo, ao interpretar os sentimentos do povo local, no ato de inauguração oficial da estrada até Sete Barras, o prefeito da cidade reafirmou a certeza que o povo tinha de que os resultados da presente viagem do Interventor Fernando Costa traduziriam em benefícios decisivos para o renascimento da zona.
Nesse discurso, o sr. prefeito municipal prestou também um eloquente preito de homenagem a d. Anita Costa, presidente da L. B. A. em São Paulo, assegurando que os favores prestados pela ilustre dama paulista às classes pobres de São Miguel Arcanjo, por intermédio do Centro Municipal da benemérita instituição nesta cidade, ficarão gravados no coração de todos que aqui residem.
Em nome dos legionários locais, o orador solicitou, enfim, ao sr. Interventor Federal que apresentasse a d. Anita Costa as suas respeitosas saudações.
No ato inaugural da Estrada, o sr. José Gonçalves Barbosa, secretário da Viação, pronunciou o seguinte discurso: 
- "Exmo. sr. Interventor: A Rodovia que V. Exa. vai percorrer foi reclamada em 1.922 pelo Prefeito de então. Mas apenas em 1.927 foi autorizada sua construção, por V. Exa., como se vê pelo marco ali implantado. Quando V. Exa. dirigia a secretaria da Viação e Obras Públicas. Em 1.930, porém, foram suspensos esses trabalhos pelo novo secretário, quando já as despesas montavam em sete milhões de cruzeiros. Somente em julho de 1.930 voltaram a ser atacados os trabalhos de construção da estrada, mas com recursos que não permitiam senão lenta evolução nas obras. Isto até 1.941, quando então os serviços foram acelerados. Hoje depende esta rodovia apenas do termo de algumas obras de arte, tendo sido nela empregados cerca de 12 milhões de cruzeiros. Fácil é julgar da satisfação com que V. Exa. vai percorrê-la, conhecidos como são da coletividade paulista o carinho de V. Exa. pela sua terra e o seu ardente desejo de facilitar-lhe rápida ascensão aos seus gloriosos destinos. Sem vias de comunicação, isso não seria possível, pois só elas permitem o intercâmbio comercial e a circulação das riquezas, com a exportação de produtos da região por elas servida e importação do que necessita para aumento e aperfeiçoamento da própria produção. Não só os imediatamente favorecidos - que são todos os povoadores da região servida por esta rodovia - compreendem o alcance da contribuição que lhes dá o Governo de V. Exa.  Por isso será perpetuado no reconhecimento das populações desta zona e o nome honrado de V. Exa., a quem as gerações futuras hão de perenemente render as melhores homenagens. Digne-se, pois, sr. Interventor Fernando Costa, a declarar inaugurada esta estrada, nesta excursão em que temos a honra de acompanhar V. Exa. com pensamento e olhos fitos no acerto com que o Presidente Getúlio Vargas escolheu a sua pessoa para Interventor neste grande Estado".

De São Miguel Arcanjo, o interventor seguiu para Sete Barras e Registro.
O Prefeito de São Miguel Arcanjo nessa época era meu avô, o MAJOR LUIZ VÁLIO.
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