terça-feira, 5 de junho de 2012

O DIA EM QUE O GOVERNADOR JÂNIO QUADROS PISOU EM SÃO MIGUEL ARCANJO.


Dia de chuva intermitente em São Miguel Arcanjo. Próprio para a gente recordar de fatos que eu nem sabia.
... Aconteceu no ano de 1.956.
Onde você estava, quando o "Estadão" noticiou sobre a "NOVA CONCENTRAÇÃO MUNICIPALISTA REALIZADA EM SÃO MIGUEL ARCANJO?

São Miguel Arcanjo, 13 ( do enviado especial) - Realizou-se ontem, na Fazenda Agro Pecuária Paulista, deste município, mais uma concentração municipalista convocada pelo Serviço de Assistência aos Municípios, do governo do Estado.
O Governador do Estado presidiu a reunião, de que participaram delegados dos seguintes municípios: São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Ibiuna, Piedade, Itararé, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Bofete, Buri, Iporanga, Tatuí, Guareí, Itapeva, Botucatu, Sorocaba e Itu.
Assistiram ainda aos trabalhos os srs. Aniz Badra e Emílio Pedutti, diretores da Associação Paulista dos Municípios.
Ordem do Dia-------: Na ordem do dia da reunião figuravam os seguintes assuntos: 
1). construção da estrada ligando Itapetininga a Buri; 
2). reinício do serviço de asfaltamento da estrada Itapetininga/Sorocaba; 
3). servidão da usina de Salto Grande à zona sul do Estado; 
4). asfaltamento da estrada Vargem Grande/ Capão Bonito, passando pelas cidades de Ibiuna, Piedade, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo, servindo também as cidades de Juquiá e Registro no litoral sul do Estado; 
5). instalação da Faculdade de Filosofia de Itapetininga; 
6). rede telefônica e sugestão ao Governo Federal para que apresse a construção da rede telegráfica; 
7). duas patrulhas mecanizadas para a zona, localizando-se uma delas em São Miguel Arcanjo.
Iniciada a reunião, os prefeitos, presidentes de câmaras ou vereadores de cada município presente debateram os vários itens, apoiando algumas das reivindicações e sugerindo outras de interesse também da zona.
Encerrando a reunião, falou o sr. JÂNIO QUADROS, examinando também cada um dos pontos da ordem do dia.
Sobre a construção da estrada ligando Itapetininga a Buri, afirmou que imediatamente não poderá atacar esta obra, pois o equipamento do DER concentra-se nos trabalhos de abertura da Estrada Itanhaém/Juquiá. Mas assegurou que logo possua o DER equipamento suficiente será iniciada a construção da estrada solicitada.
Quanto ao segundo item, afirmou que não há nada a pedir, porquanto esta obra está sendo executada e se se encontra paralisada deve ser por motivo insignificante, acrescentando que adotaria medidas imediatas para o reinício da mesma.
Quanto à servidão da usina de Salto Grande à zona sul declarou ser esse realmente o objetivo do governo, ao construí-la.
Referindo-se ao asfaltamento de Vargem Grande/Capão Bonito informou que as obras já foram contratadas e que, no próximo mês, ele, pessoalmente, assistirá ao início dos trabalhos, pois considera a construção dessa rodovia dever de honra do governo, esperando tê-la concluído em 1.957.
Quanto à criação da Faculdade de Filosofia em Itapetininga, pensa o governo não poder realizá-la em virtude de dificuldades financeiras e mesmo pela deficiência de elementos para formar seu corpo docente.
Revelou a seguir que já contratara com uma empresa especializada a construção de uma rede telefônica, aguardando somente câmbio pelo Banco do Brasil. Espera inaugurá-la no próximo ano, pois já estão sendo feitos estudos para a localização das torres.
Quanto ao pedido de duas patrulhas mecanizadas, expôs as dificuldades em que se encontra a DEMA, em virtude da falta de máquinas, mas prometeu que seria enviada uma com seis unidades e que seria localizada de acordo com a indicação dos técnicos.
Atendeu ainda o governador a outras reivindicações que não constavam da ordem do dia, como, por exemplo, a entrega de aparelho de raio X ao Hospital de Capão Bonito, para que possa servir as cidades próximas; extensão da rede telefônica Ibiuna a Guapiara e outros municípios próximos, desde que a Prefeitura forneça a posteação, afirmando que irá solicitar ao DAEE autorização para ser usada na mesma eucaliptos tratados; autorizou recursos para o Pronto Socorro de Piedade; afirmou que determinará o envio de máquinas procedentes de Presidente Prudente, Campinas e Ribeirão Preto para Itapeva poder iniciar a colheita do trigo; assegurou que autorizará a construção de uma ponte no valor de 400 mil cruzeiros, na divisa de Buri com Paranapanema, e outra na estrada Tatuí/Tietê, sobre o ribeirão da cidade, no valor de 300 mil cruzeiros; disse que para o ano realizará, com prioridade, o asfaltamento da estrada ligando Piedade, através de Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo.
Ainda outras reivindicações foram apresentadas, informando o governador que vai estudá-las no seu despacho com o Serviço de Assistência aos Municípios, que, por sua vez, dará ciência do resolvido aos interessados.

Transcrito da seção "Notícias dos Municípios", edição de 14 de agosto de 1.956, jornal "Estadão". 

OBS: a próxima concentração municipalista foi realizada na cidade de Jaú, no dia 26 de agosto de 1.956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário