segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O FIO DA MEADA.


Fomos presenteados com diversos exemplares do extinto jornal "A RAZÃO", órgão fundado pelo saudosíssimo Luiz Válio e por ele dirigido durante algum tempo, e que mais tarde passou à responsabilidade do então Gerente, seu grande amigo, também saudosíssimo senhor Mário de Medeiros.
Tais exemplares, editados no ano de 1.923, estiveram guardados a sete chaves por longos oitenta e nove anos anos, primeiramente por Mário, depois pela filha e, até o presente momento, pelo neto, Paulo Manoel Silva Filho, de quem ora recebemos em doação.
Foi uma das doações mais sacrossantas que tivemos até hoje, nós que também temos guardados a sete chaves vários exemplares de "O Progresso", anos 30/31, doação feita por dona Hermínia Brisola, que os manteve durante décadas sob sua guarda.
Concluímos que muito mais importante do que tomarmos conhecimento, através desses periódicos, de fatos que marcaram época num passado tão remoto, é saber sobre nossos antepassados e sobre suas principais atividades, ações e atitudes dentro daquele contesto na história do município.
E quanto mais pesquisamos, mais temos certeza de que o município de São Miguel Arcanjo não saiu do lugar e muito menos se desenvolveu porque os descendentes das mesmas pessoas que outrora tiveram as rédeas do mando, aqui sempre acharam o caminho para locupletarem-se pelas benesses que lhes enchem as barrigas, não sobrando nada para mais ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário