Através de projeto escrito por entusiastas da cultura, Regiane Maria Mazzer, com o estimado auxilio de Francisca Hortência Gomes de Almeida Ribeiro e por meio da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, o município foi contemplado, em 20 de abril de 2012, com o “Kit de Cinema” do Programa de Incentivo à criação de salas de exibição cinematográfica, desenvolvido pela Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFPDC) da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
O termo de doação foi assinado pelo Ilmo. Prefeito Sr. Antonio José Pereira, em 19 de julho de 2012, data em que os equipamentos foram entregues ao município.
São: 01 projetor digital, 01 tela de projeção, 02 tripés, 02 caixas de som amplificadas, 01 mixer profissional, 01 aparelho leitor de DVD e 35 títulos de filmes totalizando o valor aproximado de R$12.519,00 (doze mil quinhentos e dezenove reais).
O projeto visa implantar um cineclube na cidade para oferecer entretenimento e lazer à comunidade gratuitamente.
O Cineclube Zuzú.
Quem foi Zuzú?
Homem de personalidade criativa, muito inteligente, mais arteiro ainda!
José de Paula Rosa popularmente conhecido como “Zuzú”, nasceu em 1919.
Ele tinha um bar e junto com sua esposa, Dona Maria, fazia diversos quitutes, que eram bastante apreciados pela população.
Zuzú se divertia no trabalho com o bar e com o cinema, na época conhecido como “Cine Pilar".
O cinema era de pequeno porte, mas sempre estava cheio; “Zuzú” buscava os filmes para exibição na cidade de São Paulo.
Trabalhou também como fotógrafo, fazia retratos de casais, de suas expedições ao sertão, de conhecidos, de crianças, ele mesmo as revelava, possuía diversos talentos como: confeccionava pios que imitavam sons de pássaros, era procurado por caçadores da época.
Em suas caçadas, costumava embalsamar suas presas as quais ficavam perfeitas, foi eleito vereador, porém não exerceu seu mandato, trabalhou na estação de tratamento de água da cidade, foi jardineiro, arborizou nossas duas praças do centro da cidade, quando se aposentou trabalhou como caseiro no sítio do “Zé de Almeida”, onde ele podia ficar em contato com o que mais gostava a natureza, a pesca e os animais.
José de Paula Rosa faleceu dia 28 de maio de 1993, deixando muitas saudades de suas traquinagens e sabedoria.
- Do site oficial do Cineclube José de Paula Rosa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário