Casa das Máquinas onde giravam as turbinas da Sul Paulista no bairro do Turvinho já não funciona mais.
Construída no começo do século XX, produziu eletricidade para abastecer Itapetininga e São Miguel Arcanjo.
Para voltarmos no tempo, lembramos que, no final do mês de julho de 1.914, o então gerente da Empresa de Eletricidade Sul Paulista, Guilherme Bohrer, dirigia os serviços de melhoramentos pelos quais passavam a iluminação pública local e a linha transmissora de luz e força a São Miguel e a Itapetininga.
Tinha a empresa nessa época o ensejo de dotar a cidade com um grande e útil melhoramento, instalando uma rede telefônica com comunicação com a estação da Central da Companhia Telefônica Bragantina, de Itapetininga.
Foi nesse ano que a empresa também cogitou construir um prédio na cidade, à Rua Nova, que depois passou a chamar-se Rua Aurora e, hoje, Rua Manoel Fogaça, onde deveria funcionar o escritório da empresa.
Esse prédio foi construído e existe até hoje; fica no número 700 da referida rua.
No muro próximo ao portão de entrada do prédio tem afixado o número 1.907.
Trata-se do ano em que a Companhia instalou-se em terras que foram compradas dos herdeiros do Tenente Urias Emygdio Nogueira de Barros e não do início da construção do prédio, pois baseamos este texto em informações contidas no jornal " O Estado de São Paulo", edição de 03 de agosto de 1.914.
Nenhum comentário:
Postar um comentário