sábado, 14 de setembro de 2013

IGREJA DEDICADA A SÃO MIGUEL ARCANJO, NA CIDADE HOMÔNIMA, SERÁ ELEVADA A SANTUÁRIO





























Neste mês de setembro, a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, pertencente a Diocese de Itapetininga (SP), será elevada à condição de santuário diocesano, segundo decisão do Bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, a pedido do Padre 

Márcio Giordany Costa de Almeida, pároco da Matriz.
Referência de templo católico, a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo é visitada por fiéis de várias partes do Brasil. 
O livro de registros da paróquia consta que, além da população da região paulista, devotos do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de outros países como Estados Unidos, Portugal, Holanda e Itália, já vieram pedir a intercessão do Santo Padroeiro.
De acordo com o Padre Márcio, "as visitas são constantes" e não acontecem somente na época da Festa de São Miguel Arcanjo, celebrada no dia 29 de setembro. 
- "Recebemos fiéis, não só das cidades da região, mas também de outros estados e até de países da Europa e América do Norte", relatou o padre.
Ao ressaltar a devoção da população de Itapetininga pelo Príncipe da Milícia Celeste, o sacerdote afirmou que "o povo tem orgulho de seu Santo" e o "respeitam, veneram e pedem, constantemente, sua intercessão".
"São Miguel Arcanjo tem potencial para acolher mais um santuário da Igreja Católica. Por isso, pedi junto ao bispo a elevação da matriz", contou.
Fundada na década de 1950, a igreja passou por um processo de reformulação, como parte do projeto de elevação.
O presbitério, a capela do Santíssimo e a iluminação foram revitalizados, além da pintura das paredes e do teto e a fachada. Atualmente, a paróquia possui uma arquitetura neogótica.
O presbitério foi uma das principais mudanças que aconteceram durante a reforma. 
O Sacrário que antes ocupava o centro do altar foi deslocado para a Capela do Santíssimo, ao lado esquerdo do presbitério. Assim, os fieis ficam mais próximos de Jesus na Eucaristia, conforme prevê a reforma litúrgica da Igreja.
A Imagem de São Miguel Arcanjo, que antes ficava no chão, ao lado do presbitério, desprotegida, ganhou um escrínio de vidro e uma base, favorecendo a veneração dos fieis devotos.

Gaudium Press

Alison Proença / Colaborador

Do site Canção Nova Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário