domingo, 5 de janeiro de 2014

A CAVERNA DO DIABO MUDOU DE COR

A Caverna do Diabo, uma das grutas mais visitadas do País, passará a contar com uma iluminação que reduz os impactos causados pela luz em seus ambientes frágeis e singulares. 
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente inaugurou em setembro do ano passado um conjunto de lâmpadas frias com acendimento automático que detecta a presença humana. Assim, as luzes se acendem à chegada de grupos de visitantes, apagando-se de forma automática após a passagem.
Além de reduzir o impacto da iluminação nos espeleotemas e na fauna da caverna, haverá economia de energia. 
A Caverna do Diabo, visitada desde 1940, é um dos pontos turísticos mais populares do Estado de São Paulo. 
A gruta tem mais de 8 mil metros de subterrâneos explorados, mas apenas 10% são abertos ao turismo. 
Na década de 1960 ganhou estruturas para facilitar a visitação, como passarelas de concreto e o represamento das águas no interior, mas o turismo sem controle causou impactos à conservação.
A iluminação indiscriminada fez crescer musgo nas formações, forma de vida inexistente no ambiente naturalmente escuro. Esse quadro, agora, está sendo alterado com procedimentos para reduzir os impactos. 
O projeto de iluminação inclui luz aplicada sobre os grandes detalhes, com lâmpadas de alto fluxo luminoso, e a iluminação de pequenos detalhes, que só será acionada quando necessária. A caverna fica no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, no interior do parque estadual do mesmo nome.

José Maria Tomazela/Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário