sexta-feira, 18 de abril de 2014

PICASSO




Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1881.
Pintor, escultor e desenhista, também foi poeta.
É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

Filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco. 
Segundo uma lenda, Pablo nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar. 
O salário do pai como conservador de museu e professor de desenho na Escuela de San Telmo a custo assegurava o sustento da família. 
Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. 
Em 1900, abre ao público a sua primeira exposição e então viaja 
a Paris.
Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. 
Foi um período de extrema pobreza; muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto. 
Em 1901, com o amigo Soler, funda a revista Arte Joven, na cidade de Madri, sendo o primeiro número todo ilustrado por ele. 
Foi a partir dessa data que Picasso passou a assinar-se simplesmente “Picasso”; antes, assinava “Pablo Ruiz y Picasso”. Em Paris, Picasso conheceu famosos como André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein. 
Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina; casaram-se em 1918. 
Entre o começo e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), dedica-se à escultura, gravação e cerâmica. 
Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre linóleo colorido. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais. 
No seu 90.º aniversário, expôs seus trabalhos na galeria do Museu do Louvre; foi o primeiro artista vivo a fazer isso.
Pablo Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França.
Está sepultado no Castelo de Vauvenargues, Aix-en-Provence, Provença-Alpes-Costa Azul, sul de França. 

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário