domingo, 13 de julho de 2014

PARABÉNS, ALEMANHA!


A maior cidade da Alemanha é a capital, Berlim, com pouco menos de 4 milhões de habitantes.
Os principais rios: Danúbio, Elba e Reno.
A Alemanha é conhecida como a terra dos poetas e pensadores e sua capital como 
centro europeu da cultura: possui uma “ilha de museus”, três casas de ópera, Orquestra Filarmônica, cinemas e teatros, Festival Internacional de Cinema, três universidades, quatro escolas de Belas Artes e 250 centros universitários de pesquisa.
O vocabulário ativo de um alemão seria calculado em torno de 12 a 16 mil palavras, mas a maioria dos alemães entende até 50 mil palavras.
A Federação Alemã de Esportes Olímpicos conta com 27 milhões de membros.
A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26 mil clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros; é o maior número de associados numa federação esportiva do mundo.
Foram os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz que inventaram o primeiro carro movido à gasolina.
Os sumérios e os egípcios já produziam cerveja há mais de cinco mil anos, mas a cerveja produzida na Alemanha ganhou status de melhor do mundo porque só utiliza água, lúpulo e malte. O país tem 1.350 cervejarias e cinco mil marcas da bebida.
Os alemães são um dos maiores consumidores per capita de cerveja do mundo (dizem que atrás somente do tchecos). Cada cidadão consome, em média, 112 litros da bebida por ano. As variedades de cerveja mais comuns por lá são: Helles, Weizen, Kölsch, Alt, Pilsner, Export e Bockbier. Um detalhe: existem mais de 1.200 cervejarias ativas e 5.000 marcas de cerveja no país.
Na rua, os alemães nunca atravessam se o sinal não estiver verde; pode não haver um único carro num raio de um quilômetro que, mesmo assim, ninguém atravessa a estrada.
Nas ruas é obrigatório recolher o cocô do cachorro levado a passear.
Lá, ônibus e trens não tem cobradores: o dinheiro é colocado em uma caixa junto ao motorista, que imprime o ticket e dá o troco.
Nem só de carne de porco e salsicha vive um alemão. Há também o repolho – que em conserva torna-se o ingrediente principal do chucrute.
As salsicharias não se cansam de criar novos tipos da iguaria, até mesmo a de carne decorada com desenhos de animais, própria para crianças. Existem cerca de 1500 tipos de salsicha.
Existem várias receitas alemãs à base de cerveja e presunto e é muito comum o hábito de misturar frutas aos alimentos.
Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o país mais populoso da União Européia. 
Cerca de 19% da população alemã é constituída de imigrantes ou de alemães com um dos pais nascidos no estrangeiro, sendo que os maiores grupos são: turcos, italianos, sérvios, russos, gregos e poloneses.
Os estados brasileiros que mais receberam imigrantes alemães foram: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná.
A língua alemã é falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo, espalhados em: Áustria, Luxemburgo, Liechtenstein e Suíça; um grande número também na Polônia, Rússia, Eslováquia, Dinamarca, Namíbia, França e Itália. 
A Alemanha foi um dos últimos países europeus a se unificarem. O Estado-Nação chamado Alemanha nasceu propriamente em 1871.
O país é formado por 16 estados: Baden-Württemberg, Berlim, Baviera, Brandemburgo, Bremem, Hessen, Hamburgo, Mecklemburgo-Pomerânia, Baixa Saxônia, Renânia do Norte, Renânia-Palatinado, Sarre, Saxônia, Saxônia-Anhalt, Schleswig-Holstein e Turíngia.
As cidades mais importantes são: Berlim (a capital), Hamburgo, Munique, Dresden, Bonn, Stuttgart, Frankfurt, Colônia, Hannover, Düsseldorf, Essen, Nurenberg, Leipzig, Dortumund, Bremen e Rostock.
As religiões com maior número de adeptos são: luteranismo, catolicismo, judaísmo e islamismo (a maioria descendente de imigrantes turcos). 
Cerca de ¼ da população alemã se declara ateia ou não-religiosa.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois países: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (comunista). A capital da Alemanha Ocidental era Bonn e da Alemanha Oriental, Berlim. A reunificação alemã ocorreu em 1990, pouco tempo depois da queda do Muro de Berlim.
Os alemães são grandes consumidores de pães. Existem 400 variedades de pães e 1.200 tipos de pãezinhos no país.
Brasileiros descendentes de alemães: Ernesto Geisel, Gustavo Kuerten, Oscar Schmidt, Jorge Gerdau Johannpeter, Vera Fischer, Gisele Bündchen, Ana Hickmann, Lya Luft, Raul Bopp, Raul Boesel, Leandro Konder, Eva Wilma, Werner Schunemann e Dom Paulo Evaristo Arns.
Personalides alemãs das artes e da cultura: Thomas Mann, Günther Grass, Herman Hesse, Goethe (escritores e poetas); Nietzsche, Marx, Schopenhauer (filósofos); Bach, Händel, Beethoven, Wagner, Brahms (música).
A Alemanha já sediou duas olimpíadas (Berlim/1936 e Munique/1974) e duas Copas do Mundo (1974 e 2006).
Segundo a Federação Alemã de Futebol, existem mais de 25 mil clubes no país, com cerca de 6 milhões de membros.
A seleção alemã de futebol venceu a Copa do Mundo três vezes: em 1954, 1974, 1990 e 2014.
In Vitor Trotamundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário