quinta-feira, 17 de julho de 2014

UMA LINDA HISTÓRIA POR TRÁS DE UM LIVRO

O engenheiro agrônomo Nelson de Souza Rodrigues e o neto, o biólogo Luccas Rodrigues Longo


Foram mais de duas décadas de dedicação aos estudos sobre peixes. 
Aos 93 anos, o engenheiro agrônomo e funcionário público aposentado, Nelson de Souza Rodrigues, editou seu primeiro livro intitulado “Piracicaba: Seus Rios, Seus Peixes”.
A produção durou quase dois anos e foi feita em parceria com o neto, o biólogo Luccas Rodrigues Longo, 36 anos, responsável por grande parte das ilustrações.
O livro conta desde a parte histórica de Piracicaba, passa pela área ecológica – com foco no rio Piracicaba e suas bacias – e, por fim, faz detalhamento sobre as principais espécies de peixes do rio que dá o nome à cidade.
“Baseado neste princípio, comecei pela parte histórica de Piracicaba, desde o tempo em que era uma aglomeração de índios. Inclusive, o nome remete ao peixe, já que no tupi-guarani, ‘Pira’ significa peixe e ‘Cicaba’, onde o peixe se encosta”, explica Rodrigues.
“O objetivo é deixar uma produção documental para estudiosos e curiosos, já que todo mundo conhece o peixe, mas não sabe sobre suas particularidades, seus sistemas de reprodução, as técnicas de como saber a idade de um peixe. Tenho conhecimento porque por anos atuei na área de pesquisa científica do Instituto de Pesca, pertencente à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo”.
Na última parte da publicação, Rodrigues faz levantamento sobre a luta de Piracicaba pelo rio e por suas bacias.
O livro mostra que 101 espécies de peixes vivem ou viveram no rio Piracicaba. 
Junto com o neto Luccas Rodrigues Longo, o autor Nelson Rodrigues também se arriscou em algumas ilustrações. 
Nascido em São Paulo, Rodrigues veio para Piracicaba na década de 1940, quando ingressou no curso de engenharia agronômica da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo).
A publicação será distribuída, gratuitamente aos interessados e instituições de ensino.
Fonte: Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário