terça-feira, 11 de novembro de 2014

MUSEU AFRO BRASIL

As celebrações ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro) começam mais cedo no Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 
No dia 17 de novembro, às 19 horas, o museu abre a exposição “Breves Notícias: Abigail Moura e Orquestra Afro-Brasileira” e realiza o recital “Poemas Negros, de Jorge de Lima”, no Teatro Ruth de Souza. 
A entrada para os eventos é gratuita.
Da vida do visionário mineiro maestro Abigail Moura pouco se conhece: foi parceiro musical em canções de relativo sucesso, como Que é o amor, Poeira, Chorar é meu Consolo; na Rádio MEC exerceu a função de copista de partituras; nos últimos anos de vida morou no Benfica, na zona norte do Rio; e morreu na pobreza extrema.
Recitarão os poemas do livro de Jorge de Lima, o curador Emanoel Araujo, a coordenadora de Planejamento Curatorial, Ana Lucia Lopes, a coordenadora do Núcleo de Educação, Neide A. de Almeida, o jornalista e sociólogo Luiz Carlos dos Santos, o escritor Oswaldo de Camargo, e as atrizes Monalisa Bispo e Renata Araújo, com acompanhamento dos músicos Carlos Rogiero (violão) e Alexandre Max (guitarra portuguesa).
Um dos mais importantes poetas brasileiros, Jorge de Lima nasceu em 1893, em União dos Palmares, Alagoas. Médico, exerceu a profissão em paralelo ao ofício de escritor e de uma atividade política que o obrigará a transferir-se para o Rio de Janeiro, em 1930.
 Morreu em 1953, pouco após publicar Invenção de Orfeu.
O Museu Afro Brasil localiza-se à 
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, no P
arque Ibirapuera. 
Entrada pelo Portão 10. 
São Paulo / SP. 
Fone: 55 11 3320-8900.
www.museuafrobrasil.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário