Filha de Antonio Lopes Perez e Helena Grazioli Lopes, MARGARET GRAZIOLI LOPES PERETTI nasceu no dia 10 de fevereiro de 1955 no município de Itapetininga.
É Professora Pedagoga, Palestrante, fez Complementação em Filosofia, História, Psicologia Educacional e E
scritora.
Fez também Curso de Expansão Cultural – Preservação da Memória Municipal e
Curso de Extensão Cultural – Matemática, Criatividade e Experimentação em Itapetininga.
PCN – Temas Transversais - Capacitação de Multiplicadores de Metodologia da Paisagem – FURNAS
Capacitação de Multiplicadores – Drogas nas Escolas – DISE
Circuito Gestão – Formação Continuada – Gestores da Educação – Porto Ferreira – SP
Professora aposentada – dedicou com amor e carinho seu profissionalismo humanitário em várias escolas:
Ernesta Xavier Rabelo Orsi - Coronel Fernando Prestes - Corina Caçapava Barth - Desembargador Bernardes Júnior -
Astor Vasques Lopes - Barão de Suruí – Tatuí.
Presidente da Primeira Turma de Formandos do “Ginásio Estadual Professor Eliziário Martins de Mello”.
Habilitação Específica para o Magistério de Primeiro Grau (pré-escola, primeiras a quartas séries) pelo Instituto de Educação de Itapetininga.
Licenciatura Plena em Pedagogia com Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Bancária – década de 70 – Banco Nacional S/A – Agência Itapetininga – em seguida Agência Higienópolis – Rua Doutor Veiga Filho, 378 – capital – localizada na área da Secretaria de Segurança Pública.
Nessa mesma agência bancária, teve a chance de conhecer a editora chefe da FTD – Ione Meloni Nassar – e foi convidada para colaborar com o tema “Tipologia Textual – atividades de interpretação e grafia – com o objetivo de Produzir Textos”. Aí manifesta-se na Professora Margaret Grazioli a sua paixão pelo aprendiz e aprendizado tendo como lema “SERVIR”.
Recebia mensalmente vários Exemplares para Análise – durante muitos anos – que adentraram na Metodologia e Didática, criativa, inovadora e bem sucedida no ensino interdisciplinar – intertextualidade.
Casada com Ermano Peretti – filho de Luiz Peretti e Amábile Moretti Peretti que construíram uma das primeiras casas da Rua Coronel Pedro Dias Batista, na década de 40, onde a família reside até os dias de hoje; também proprietários da Chácara Peretti, próxima ao Bairro (Distrito) Nossa Senhora da Conceição, onde se dedicaram com muitas benfeitorias religiosas e sociais por aproximadamente 60 anos.
Mãe de dois filhos: André Luiz, Técnico em Pecuária pela ETEC, e Marcelo, Tecnólogo em Agronegócios pela FATEC.
Margaret Grazioli Lopes Peretti escolheu como Patrono de sua cadeira no IHGGI o seu avô materno
ORLANDO GRAZIOLI - nascido em Sesto – Região de Toscana/Itália em 16 de dezembro de 1894 e falecido em Itapetininga, em 1959. Foi p
oeta, comerciante e ambientalista.
Suas poesias contavam fatos que ocorriam em Itapetininga. Dedicou muitos anos de sua vida à conservação do Rio Itapetininga.
Casado com Nella Mantovani Grazioli, nascida em Mântoa, Lombardia, Itália, em 13 de maio de 1895 e falecida em Itapetininga em 1972, e
ra muito dedicado à conservação do leito e das margens do Rio Itapetininga; com seu barquinho coletava detritos navegando incansavelmente por longas distâncias e também replantava árvores na beira do rio para cuidar do assoreamento, atitude evoluída para sua época.
Orlando Grazioli Filho para o
site de José Luiz Nogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário