sexta-feira, 8 de maio de 2015

OBRIGADO POR LUTAR PELA PAZ, PRACINHA JOSÉ DE CARLOS CAMPOS!


Cerca de cem homens da região de Sorocaba defenderam o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante muito tempo, os pracinhas foram homenageados. Mas 70 anos após o término, a reportagem localizou apenas um vivo: José de Carlos Campos. 
Segundo o filho do ex-combatente, o comerciante Nilson de Campos, 49 anos, o pracinha está saudável e lembra com detalhes de tudo que ocorreu nos 16 meses que passou na Itália. 
Durante muitos anos, ele não falava muito sobre o ocorrido, mas, agora, o ex-soldado comenta o tema com os amigos mais íntimos e com os familiares. 
Campos não quis conversar com a reportagem. 
No livro "Vivendo entre Soldados - A II Guerra Mundial a partir de relatos e expedicionários sorocabanos da FEB", de Luiz Antonio Oliveira, o ex-combatente é descrito da seguinte maneira: 
"José de Carlos Campos, soldado do 6º R. I., um rapaz religioso, que fez sua profissão de fé religiosa protestante até em plena campanha. Era bom atirador e pescador dos bons!" 
Nilson conta que seu pai ainda não era casado quando foi para a guerra. 
"Ele ainda não namorava a minha mãe. Eles eram primos, mas já havia algo no ar. Parece que ele prometeu para ela que voltaria vivo para eles se casarem. E ele voltou", disse. 
De acordo com o comerciante, o ex-soldado Campos e os demais expedicionários não foram informados de que iriam para a Europa lutar. 
"O meu pai não sabia. Ele foi para Goiânia e depois para o Rio de Janeiro. Não falaram que eles iam para a Itália. Na verdade, ele desconfiava, mas não tinha certeza", conta. 
Os dias foram difíceis para os soldados brasileiros. E hoje, eles têm o reconhecimento da importância do trabalho que fizeram naquele período. 
"Tenho muito orgulho do meu pai", finalizou. 

(R.G.) 
In Jornal Cruzeiro do Sul

============================================

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial morre em Votorantim, aos 95 anos.
José Carlos de Campos faleceu em casa por causas naturais. Aos 19 anos ele foi enviado ao norte da Itália para servir o Exército Brasileiro.
Por G1 Sorocaba e Jundiaí
08/08/2017 17h20 Atualizado há um ano


Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial morreu em Votorantim (SP) — Foto: Arquivo pessoal.
O ex-combatente da 2ª Guerra Mundial José Carlos de Campos morreu em Votorantim (SP), nesta segunda-feira (7). Ele tinha 95 anos e faleceu em casa por causas naturais. O sepultamento foi realizado na tarde desta terça-feira (8), no Cemitério São João Batista.
Convocado para servir o Exército aos 19 anos, José Carlos passou por treinamento e foi enviado ao norte da Itália em 1944, retornando ao Brasil no ano seguinte. Após o regresso, ele começou a trabalhar na indústria têxtil, mercado importante para o desenvolvimento econômico na região.
Anos depois, José Carlos foi aprovado em um concurso público e assumiu o cargo de inspetor na rede estadual de ensino em Votorantim.
José Carlos casou duas vezes, teve quatro filhos e seis netos.


José Carlos de Campos era de Votorantim — Foto: Arquivo pessoal.
Veja mais notícias da região do G1 Sorocaba e Jundiaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário