domingo, 13 de setembro de 2015

ISMÊNIA DOS SANTOS

Entre as diversas lembranças guardadas por minha saudosa tia/madrinha Marina Branca, encontrei uma foto autografada que até pensei fosse de alguma antiga moradora em São Miguel Arcanjo, amiga dela.
Mas não é, não.
Esta Ismênia dos Santos foi uma cantora e radioatriz que nasceu na cidade de Campos, no Rioo de Janeiro, no dia 19 de março de 1910, sendo seus pais também artistas: Armando Duval e Júlia Santos.
Ismênia se apresentou pela primeira vez no Teatro Municipal, aos quinze anos, numa festa em homenagem a Apolonia Pinto.
Mais tarde, Ismênia participou da peça "Raio de Sol", de Quaresma Júnior e não parou mais, atuando no Núcleo Dramático Ismênia dos Santos, homenagem que seu pai fez à mãe dele, que também tinha o nome de Ismênia.
Considerada uma das mais belas vozes do radioteatro do Brasil, fez história na Rádio Nacional, interpretando algumas das novelas mais famosas no país. Exemplos: em 1931, gravou com Olga Louro o cômico "Meu amor brigou comigo", de Freire Júnior; alguns anos depois, gravou com Barbosa Júnior os humorismos "Da discussão nasce a luz", "Maria Célia" e "Uma bebedeira", de Barbosa Jr.; em 1936, gravou novamente com Barbosa Júnior os humorismos "Professora na roça" e "Festa de São João", este de Maria Célia; em 1940, gravou com Orlando Silva a valsa "Voz do dever", de Benedito Lacerda e Aldo Cabral.
Segundo o Dicionário Cravo Albin da MPB, ela veio a falecer no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1963.
Pois então minha saudosa madrinha/tia conseguiu uma foto autografada por ela e a guardou por muitos e muitos anos.
Como descobri que a Ismênia da foto era a radioatriz?
Pelo camafeu.
Aqui, a foto que minha madrinha/tia guardou: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário