segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ALEXANDRE DE FREITAS, UMA CRIANÇA QUE FICOU VELHA E ESCREVEU UM LIVRO SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA TODAS AS PESSOAS

Alexandre de Freitas:
Autor do livro "O Distrito", Alexandre de Freitas cresceu ouvindo histórias da localidade chamada Monte Belo, região de Rio Preto, município de Nova Aliança. 
Seu avó, Armindo de Freitas, morou em uma fazenda no povoado por volta dos anos de 1920 e contou como era Monte Belo por aquelas épocas.
As narrativas de seu avó foram ganhando vida e forma até que surgiu um pequeno romance com algumas fundamentações históricas sobre Monte Belo.

Sobre o livro:
"O livro "O Distrito" é um romance com discreta fundamentação histórica. 
No decorrer do livro percebemos histórias de pessoas comuns e de lugares. 
O foco central se dá em torno de um personagem ( Mário Sanches) e uma localidade (Monte Belo, região de São José do Rio Preto - SP). 
Nessa localidade, Mário nasce e passa parte de sua adolescência; aos 15 anos muda-se para São Paulo e lá permanece por 45 anos. 
Aos 60 anos, Mário decide voltar para Monte Belo e percebe que tudo aquilo que ele havia imaginado sobre o local não tinha correspondência com a realidade. 
Inicia-se, a partir de então, uma profunda reflexão sobre sua própria vida e sobre seu passado em Monte Belo; lembranças de antigos moradores e de familiares se afloram e surgem diálogos e abordagens na tentativa de explicar tamanha desolação do lugar.
Em "O Distrito" a vida é aquela a mais real possível, os lugares são vistos e sentidos conforme a percepção e a imaginação. Percebe-se nas suas páginas personagens que guardam recordações, que erram, que amam e que são esquecidos. 
O professor e escritor Alexandre de Freitas elaborou tal obra durante 14 anos; a inspiração maior veio de seu avô paterno que morou na localidade de Monte Belo pelo idos anos da década de 1920, e narrou fatos que pulverizaram indelevelmente a memória do autor. "
Leia a obra de graça no site Tessa - Manufatura de livros e e-books.
O autor
Alexandre de Freitas é um geógrafo apaixonado por cidades e lugares, atua como professor de educação básica e ensino superior.
"Cidades como um todo sempre me interessaram, porém gosto mais de escrever sobre aquelas cidades e aqueles lugares pequenos e pouco conhecidos".
Blogs dele: Cidades e Lugares; Blog do Prof. Alexandre;e site pessoal. 
Contatos pelo e-mail a-freitas1972@hotmail.com
 

Um comentário:

  1. Fiquei contente em achar uma postagem sobre meu livro! Para ser sincero achava que quase ninguém se interessaria pelo assunto (risos).
    Foi um livro escrito com muitas referências sentimentais, para escrevê-lo ouvi os mais velhos - fontes inesgotáveis de sabedoria popular. Os lugares, apesar da liberdade que os romances nos proporcionam, existem de fato e neles estive desde criança até a idade adulta.
    Para quem gosta de histórias envolvendo lugares desconhecidos e pessoas simples, compensa selecionar um tempinho da vida para ler "O Distrito".

    ResponderExcluir