quinta-feira, 31 de março de 2016

SE AO MENOS CHOVESSE UM POUQUINHO...



É difícil aguentar uma umidade como a de minha cidade.
Todavia, até mais...

PIADA PARA O GAROTINHO

"Só pode ser piada, mas o pessoal do Globo este ano se antecipou 24 horas ao 1º de Abril, Dia da Mentira.
Arrumou uma pesquisa feita com 800 pessoas para dizer que é o jornal mais confiável do país. 
Só mesmo caindo na gargalhada."
 
- Anthony Garotinho, do PR -  


BRINCADEIRA

























- Que não me nasçam chifres enquanto eu tiver que pajear o casal que governa o Brasil e defender a democracia que eu não conheço e nem sei onde está. Deve estar na farmácia municipal e é por isso que falta remédio por lá.
Foto do G1


MANIFESTAÇÕES DE HOJE

 

O rapazinho vai dizer lá em casa:
- Tô na televisão com o Rui Falcão. Quem será ele?
foto do G1

CENTRO DE CIDADANIA? AONDE CHEGA A SUBVERSÃO DE UM PARTIDO QUE SE DIZ POLÍTICO

Com Suplicy ovacionado, Haddad inaugura centro LGBT. Até o fim do ano, a previsão é de que São Paulo conte com cinco desses centros de cidadania

 
Brasil São Paulo Agência Brasil 
Defendendo o investimento de políticas públicas para gays, lésbicas, travestis e transgênero, o prefeito Fernando Haddad (PT) inaugurou o segundo Centro de Cidadania LGBT de São Paulo, nesta quinta-feira, 31, em Santo Amaro, zona sul. 
A cerimônia também marcou o último ato de Eduardo Suplicy (PT) como secretário de Direitos Humanos. 
O ex-senador, que vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Vereadores nas eleições deste ano, foi chamado de "o melhor secretário" pelo chefe do executivo municipal.
 

É PRA FESTEJAR ISSO?


Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio
Texto segue para o Senado.



O plenário da Câmara aprovou o PL 3.030/15, do deputado Lincoln Portela, que muda o CP para aumentar, de 1/3 à metade, a pena do feminicídio se o crime for praticado em descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na lei Maria da Penha (11.340/06).
A matéria foi aprovada na forma de um substitutivo da CCJ (v. abaixo), de autoria do deputado Alberto Fraga.
Nele, são incorporadas mudanças constantes do PL 4.572/16, como o agravamento da pena se o crime for praticado contra pessoa com deficiência ou portadora de doenças degenerativas.
O projeto será votado ainda pelo Senado. ____________

PARECER DO RELATOR, PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA, AO PROJETO DE LEI Nº 3.030, DE 2015, E AO APENSADO.

(SUBSTITUTIVO)

O SR. ALBERTO FRAGA (DEM-DF. Para emitir parecer. Sem revisão do orador.)

- Sr. Presidente, o Projeto é meritório, e nós vamos votar pela juridicidade, pela constitucionalidade e pela boa técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação da proposição principal e do apensado. 
...............................................................................................................................

Sr. Presidente, eu tenho uma complementação de voto.

O Projeto nº 4.572, de 2016, tem mérito, também, e precisa ser aprovado junto com o Projeto de Lei nº 3.030, de 2015. Então, eu gostaria de aprovar esses dois Projetos na forma de Substitutivo, que passo a ler:
“(...)

Aumento de Pena
..........................................................................

7º A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 até a metade se o crime for praticado:

I -......................................................................

II - (...) doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física e mental.

III - na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima;

IV - em descumprimento da medida protetiva de urgência prevista nos incisos I, II e III do art. 22 da Lei Maria da Penha.”

Na verdade, esse último inciso era o único requisito que estava no primeiro Projeto. Então, para nós ampliarmos mais, eu estou aprovando os dois na forma do Substitutivo. 
Fonte: Migalhas

BAIRRO DO SOSSEGO, EM PILAR DO SUL: TRAGÉDIA NA LAGOA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA SABESP

Homem é encontrado morto na lagoa de captação de água da Sabesp/ quinta-feira, março 31, 2016


 
Um corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (31), por volta de 12h, boiando na lagoa de captação de água potável da Sabesp, no bairro do Sossego.
Neste momento a Polícia Militar aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros, que foi acionado para retirar o corpo de dentro da água, e preserva o local para a realização da Perícia Técnica.
Segundo a polícia, o corpo se encontra parcialmente submerso e, por isso, não é possível visualizar algum indício que possa apontar a causa da morte, e ainda não se sabe a identidade do homem.





 
Fonte: Blog do Sergio Santos, jornalista, radialista e publicitário. 
MTB 51.754/SP.

JOSÉ DE MORAES VALIO, AUTOR DESTE QUADRO, ERA MÉDICO EM PRESIDENTE PRUDENTE




Para sabermos um pouco sobre ele, voltemos nas três primeiras décadas da história da Medicina em Presidente Prudente, quando a Ginecologia e a Obstetrícia, bem como a Medicina Geral e a Cirurgia Geral, pela maioria dos colegas em atividade na época.
Embora de formação generalista, alguns médicos destacavam-se como ginecologistas e pela sua extrema habilidade como parteiros. 
Era o caso dos Drs. Domingos Cerávolo, Gabriel Costa, José Foz, Aristóteles de Oliveira Martins, Ennio Botelho Perrone, Odilo Antunes de Siqueira, Jacomino Cerávolo, Moacyr Cestari, Oswaldo Tiezzi, Miyao Kataoka e o Dr. Gabriel Costa Neto, que tem em seus arquivos mais de 5.000 partos registrados.
Com o passar dos anos chegaram Edvar da Costa Galvão, Sisuvo Iamada, Dauto de Almeida Campos, José de Almeida Válio, Suhail Taufik Tuma, Rams Maluly entre outros. E estas especialidades ficaram definidas, juntamente com outras, como a Pediatria, Urologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, usando recursos mais modernos - RX, Ultrassonografia, Laparoscopia, etc.
Com relação à prática de partos cirúrgicos, era comum a cesárea corporal, até que a técnica de cesárea segmentar, mais moderna e fisiológica, usada pela primeira vez em Presidente Prudente pelo Dr. Costa Neto.
Nos dias atuais estas especialidades estão muito bem delineadas, havendo colegas que se dedicam somente à Ginecologia ou à Obstetrícia como atividade principal. 
Em janeiro de 1997, a Dra. Aldinéia Martins lança seu livro "Menopausa sem mistérios: As mais recentes descobertas".
No que se refere às doenças malignas, até meados da década de sessenta, as pacientes eram encaminhadas para hospitais especializados de São Paulo. Atualmente pratica-se o tratamento em Presidente Prudente, tendo em vista os recursos que a cidade possui.
O primeiro ambulatório de Prevenção do Câncer Ginecológico, em Presidente Prudente, foi criado em 1967, na Santa Casa. 
O provedor na época era Adail Almeida Lima e com os seguintes médicos: Drs. Osvaldo Tiezzi, Suhail Tuma, Edvar da Costa Galvão, Nilda Galvão, Dauto de Almeida Campos, Rams Maluly, Roberto Tiezzi, Ismael Novo Reigota e José Moraes Válio
O atendimento constava de consulta e exame colposcópico. 
Em 1971, com a vinda do Dr. Antônio Plácido Pereira, o primeiro anátomopatologista da cidade, começou a fazer também o exame citológico de Papanicolau. Este ambulatório era destinado somente a mulheres carentes.
O grande problema, na época, era com a questão dos tratamentos rádio e quimioterápicos, pois as pacientes sem condições financeiras teriam que ser enviadas para São Paulo.
Em 1976, chegou o primeiro quimioterapeuta, Dr. Fernando Gomes de Melo e cria o Instituto Rh. 
No ano seguinte, chega o Dr. Roberto de Arruda Almeida, radioterapeuta, e por interferência de Antônio Servantes, à frente de um grupo de médicos, consegue a doação de um terreno da Prefeitura Municipal, sendo prefeito o Sr. Paulo Constantino. 
No local foi instalado o Instituto de Radioterapia.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Presidente Prudente começou a trabalhar ativamente na prevenção do câncer ginecológico, indo com ambulatórios ambulantes para a periferia. Montou sua sede e hoje tem um Centro de Repouso, onde recebe pacientes da região para tratamento químio e radioterápico. 
Esta Rede criou instituições similares na região: Rancharia, Presidente Epitácio, Adamantina, Osvaldo Cruz, Dracena, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio. 
Mais tarde, o Estado encampou a prevenção, porém as voluntárias da Rede continuam suas atividades até hoje.
O primeiro trabalho científico sobre o assunto, em Presidente Prudente, foi realizado em 1976, pelos Drs. Edvar da Costa Galvão, Nilda Galvão e Antônio Plácido Pereira, com o título de "Análise estatística e comparativa de 1662 exames preventivos de câncer do colo do útero em clínica particular". 
Foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Cervical Uterina e Colposcópia em 27/06/76, no Rio de Janeiro, e publicado na Revista de Ginecologia Brasileira vol. 9 nº, set/out. de 1977.
Em 1985, Dr. José Renato Sampaio Tosello apresentou Dissertação de Mestrado sob o título "Estudo das ocorrências das lesões displásicas e do carcinoma do colo uterino na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo", junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de São Paulo.
Nos dias atuais, a prevenção e o tratamento do câncer ginecológico e de mama são realizados em toda a população. 
O tratamento do câncer de mama ganhou novo impulso com a entrada do Instituto de Radiologia realizando mamografias, ultrassonografias, agulamento e PAAF com auxílio de ultrassonografia.
 
Fonte: Emubra
 

WALKYRIA OLIVEIRA PINTO


 
FALECEU HOJE, ÀS 08:10 HORAS, EM SÃO MIGUEL ARCANJO.
58 ANOS, APOSENTADA, ERA VIÚVA DE CARLOS DURVALINO PINTO.
FILHA DE IBRAIM FIDELIS E ISABEL DE JESUS OLIVEIRA FIDELIS, DEIXOU A FILHA ANDRESSA.
O SEPULTAMENTO SERÁ REALIZADO NO DIA 01/04/2016, ÀS 08:30 HORAS, JUNTO AO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA, EM SÃO MIGUEL ARCANJO.
 

SERÁ QUE INVESTIGAÇÃO SOBRE LULA FICA COM MORO?

In Migalhas, li que O STF iniciou na tarde desta quinta-feira, 31, o julgamento que irá referendar ou não decisão liminar do ministro Teori Zavascki, que determinou a remessa das investigações contra Lula – que estavam em trâmite na 13ª vara Federal de Curitiba/PR – ao STF. 
Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber já votaram no sentido de referendar a liminar.
Acompanhe o julgamento:

A reclamação aponta o fato de as interceptações telefônicas registrarem diálogos com a presidente da República, Dilma, e com outros agentes públicos que detêm prerrogativa de foro.
Com base na jurisprudência da Corte, o ministro Teori afirmou que cabe apenas ao STF decidir sobre a necessidade de desmembramento de investigações que envolvam autoridades com prerrogativa de foro.
A liminar foi deferida por Teori no dia 22/3. Segundo o ministro, "embora a interceptação telefônica tenha sido aparentemente voltada a pessoas que não ostentavam prerrogativa de foro por função, o conteúdo das conversas – cujo sigilo, ao que consta, foi levantado incontinenti, sem nenhuma das cautelas exigidas em lei – passou por análise que evidentemente não competia ao juízo reclamado".
O ministro assentou no despacho: "É de se deferir a liminar pleiteada, para que esta Suprema Corte, tendo à sua disposição o inteiro teor das investigações promovidas, possa, no exercício de sua competência constitucional, decidir acerca do cabimento ou não do seu desmembramento, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados."
Na decisão, Teori Zavascki também sustou a decisão do juiz Moro que havia quebrado o sigilo das conversas telefônicas envolvendo Lula e a presidente Dilma. 
Para Teori, a "divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstâncias em que ocorreu, comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo, que tem assento constitucional".

Processo relacionado: Rcl 23.457
 

JUÍZA É FEITA REFÉM EM FÓRUM DE SÃO PAULO

Fórum do Butantã
Responsável pelo ataque – que responde por agressão à esposa – iria participar de uma audiência no Fórum do Butantã.
31 de março de 2016

 
 
Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira, 30, após invadir o Fórum do Butantã, na Zona Oeste de SP, e fazer refém a juíza de Direito Tatiana Moreira Lima, da vara de Violência Doméstica.
O responsável pelo ataque – que responde por agressão à esposa – iria participar de uma audiência no local e, segundo policiais, carregava grande quantidade de líquido inflamável. O objetivo seria vingar-se da magistrada, devido a decisões no decorrer do processo.
Contido pela PM, após negociação, ele foi encaminhado ao Hospital Universitário, e a magistrada ao Hospital Albert Einstein. 
Em razão do ocorrido, não haverá expediente no Foro Regional do Butantã nesta quinta-feira, 31.

Confronto
A ação ocorreu aproximadamente às 14h quando, após ingressar no fórum e atear fogo na entrada do prédio, o homem foi confrontado por um segurança que chegou a disparar um tiro, mas não conseguiu pará-lo.
Ele correu até o gabinete da juíza e despejou produto químico sobre ela, ameaçando incendiá-la. 
Em um vídeo feito por um policial militar a pedido do agressor, o homem pede para que a juíza diga repetidamente: 
------- "Você não é louco".
Bastante alterado, ele então pergunta: 
----------- "Eu sou acusado de alguma coisa?". 
------------ "Não, nenhum crime", ela responde. 
Por fim, o homem acabou se rendendo.

Reações
Em nota, o TJ/SP comentou o episódio e afirmou que prioriza ao máximo a segurança em seus prédios "e, consequentemente, a integridade física dos magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores e de todos os que frequentam o fórum diariamente".
----------- "As circunstâncias desse fato serão apuradas e, se constatadas falhas, medidas corretivas serão tomadas de imediato."

A AMB, por sua vez, destacou que o episódio traz à tona uma problemática recorrente: "a vulnerabilidade à qual juízes, servidores e cidadãos estão expostos diariamente no ambiente jurisdicional".
Levantamento da AMB mostra que, em 2013, pelo menos 200 juízes foram ameaçados e submetidos a programas de proteção e cerca de 500 abandonaram a carreira, tendo como um dos principais motivos a falta de segurança para atuação jurisdicional.
"A entidade reitera extrema preocupação com o ato criminoso e condena quaisquer ações de violência física e moral que possam atentar contra magistrados no exercício de suas funções, o que coloca em risco o Estado Democrático de Direito."

______________


NOTA DE ESCLARECIMENTO - FORO REGIONAL DO BUTANTÃ
(TJ/SP)

A despeito da fatalidade e gravidade do ocorrido hoje (30), no Foro Regional do Butantã, graças a ação articulada e bem-sucedida do Judiciário, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Polícia Técnica Civil e Militar e da Cetesb, ninguém se feriu gravemente no episódio em que um homem, que participaria de uma audiência na Vara da Violência Doméstica, em ação rápida, adentrou no prédio carregando uma sacola com artefatos inflamáveis.
A magistrada, feita refém, foi encaminhada ao hospital e passa bem. O homem foi encaminhado ao pronto-socorro e preso em flagrante. A motivação desse ato está sendo apurada.
O Tribunal de Justiça de São Paulo prioriza ao máximo a segurança em seus prédios e, consequentemente, a integridade física dos magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores e de todos os que frequentam o fórum diariamente. As circunstâncias desse fato serão apuradas e, se constatadas falhas, medidas corretivas serão tomadas de imediato.
Em razão do ocorrido, excepcionalmente, amanhã não haverá expediente no Foro Regional do Butantã.

______________

NOTA PÚBLICA
(AMB)

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) manifesta solidariedade à juíza Tatiana Moreira Lima e demais funcionários e cidadãos, vítimas de um atentado ocorrido nesta quarta-feira (30), no Foro Regional do Butantã, zona oeste de São Paulo.
O local, que deveria contar com estrutura e segurança necessárias ao Poder Judiciário, foi invadido por um homem munido de líquido inflamável, fazendo a magistrada e os demais como reféns. O episódio traz à tona uma problemática recorrente: a vulnerabilidade à qual juízes, servidores e cidadãos estão expostos diariamente no ambiente jurisdicional.
Levantamento da AMB evidencia que, em 2013, pelo menos 200 juízes foram ameaçados e submetidos a programas de proteção e cerca de 500 abandonaram a carreira, tendo como um dos principais motivos a falta de segurança para atuação jurisdicional.
A entidade reitera extrema preocupação com o ato criminoso e condena quaisquer ações de violência física e moral que possam atentar contra magistrados no exercício de suas funções, o que coloca em risco o Estado Democrático de Direito.
 
In Migalhas

"DIÁRIO DO PODER"

CLAUDIO HUMBERTO
DIÁRIO DO PODER.
 
DE 300 PREFEITOS, SÓ 8 APARECERAM NO PLANALTO.
A presidente Dilma enfrenta dificuldade até para reunir representantes da parcela de 10% da população que, segundo o Ibope, ainda a apoia. 
Em mais um comício no Palácio do Planalto, ontem, a pretexto de lançar a terceira fase do “Minha Casa, Minha Vida”, apareceram apenas oito dos cerca de 300 prefeitos convidados, para espanto do cerimonial, que teve de se virar para juntar gente e fazer volume.
 
MAIORIA ERA DO PMDB
A maioria dos 300 prefeitos ausentes eram do PMDB. Neutralizaram a jogada malandra para atribuir a ruptura com Dilma à cúpula do partido. 
 
CLAQUE ACIONADA
Para preencher as cadeiras vazias, no “comício” do Planalto, foram chamados às pressas sindicalistas da CUT e militantes do PT. 
 
LOROTA EM CORO
De novo acionada para fazer número, a claque petista é que entoa em coro a lorota “não vai ter golpe”, já desmentida por ministros do STF. 
 
REPULSA ACACHAPANTE
Pesquisa do Ibope/CNI, divulgada ontem, indicou que 82% da população reprovam a maneira de Dilma governar.
 
DILMA TENTA APOIO ATÉ DE POLÍTICO COM TORNOZELEIRA
Para oferecer ao ex-deputado mensaleiro Valdemar Costa Neto (SP) a indicação do ministro de Minas e Energia, em nome do PR, do qual é controlador, Dilma foi obrigada a enviar emissários para uma conversa de pé-de-orelha. Ela não poderia convidá-lo a um cafezinho porque, usando tornozeleira eletrônica, ele não pode se afastar mais que 200m de onde mora e trabalha, em Brasília, em regime de prisão domiciliar.
 
CONCHAVO DE PRESIDENTES
Logo cedo, ontem, Valdemar Costa Neto recebeu a visita do presidente do PP, Ciro Nogueira. Eles negociaram uma aliança no impeachment.
 
PP E PR SE CACIFAM
Somadas, as bancadas do PR e PP somam 89 votos na Câmara, por isso o apoio do bloco será determinante, para Dilma ou Michel Temer. 
 
UM PÉ EM CADA CANOA
No Congresso, políticos experientes acham que PP e PR vão apoiar Dilma, mas dirão a Michel Temer que isso é só por enquanto.
 
SEM INTERMEDIÁRIOS
Partidos aliados do governo queixam-se da falta de interlocução direta com o vice-presidente Michel Temer, sem intermediários. A dificuldade ajuda Dilma na tentativa de escapar do impeachment.
 
ATROPELADO PELOS FATOS
Na noite de terça (29), mal o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmava convicto que não aceitaria conversar sobre cargos com o governo, recebeu de Dilma a oferta de indicar o ministro da Saúde.
 
DIFÍCIL AVANÇAR
O senador Antonio Reguffe (DF), sem partido, apresentou proposta de emenda aplicando a projetos de lei de iniciativa popular o mesmo rito de tramitação de medidas provisórias. A proposta está parada na CCJ.
 
ARROGÂNCIA TUCANA
Há ainda quem duvide que o senador tucano Aloysio Nunes (SP) mande uma assessora ameaçar quem divulga notícia que a desagrade: “Você não vai ter onde trabalhar!”. E ainda nem chegaram ao poder...
 
MEDO DO FUTURO
Cientistas políticos às vezes temem o pós-Dilma. “A busca por um salvador da Pátria pode nos levar a Marina Silva. Quando penso na Marina, sinto saudade da Dilma”, ironiza o professor Paulo Kramer.
 
BOMBANDO
O filme “Olhar de Nise”, de Jorge Oliveira e Pedro Zoca, foi escolhido para festivais de cinema na Inglaterra, Portugal e Estados Unidos (Colorado). No final do ano passado, o documentário encerrou o festival Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles.
 
NÃO SABE O QUE DIZ
Roberto Requião atacou o petista Jorge Samek, presidente de Itaipu, pelo apoio ao evento “golpista” do ministro Gilmar Mendes. Na verdade, trata-se do IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito, mais uma vez promovido pelo IDP, prestigiada faculdade de Direito de Brasília.
 
PTB JÁ SE MOVIMENTA
O PTB deve se reunir assim que Jovair Arantes (GO) apresentar relatório na Comissão do Impeachment. O partido vai discutir se vale a pena continuar na base aliada. A tendência atual é pela ruptura.
 
PENSANDO BEM...
...deputados e senadores terão de optar entre o cheque à vista de Dilma, provavelmente sem fundos, e o pré-datado de Michel Temer.

QUER SABER? ME ALEGREI COM ISTO...

Reprodução do G1


Reprodução do G1

Acho que a decisão do PMDB em não largar o osso, deixando-o inteirinho para a corja, está mais do que certa.
Não acredito que a opinião pública foi enganada; esta opinião nunca deu voto a ninguém.
Acho que os seis ministros que o PMDB mantém não devem mesmo deixar os cargos. 
Deixemos que MADAME DILMA, que só quer manter os ministros contrários ao seu impeachment, suje-se mais um pouquinho perante a sua MASSA de eleitores, se é que MASSA pensa.
Se o destino do PMDB é continuar na sala de visitas, que seja.
Eu só me alegro.
 

A VIDA É TÃO CURTA



E de repente nem nos damos conta de que um lugar assim como este prolonga a juventude e pacifica o espírito tão conturbado pelos eventos que maltratam a possibilidade de nos conformarmos com a nossa pequenez.
A alegria de viver é simplesmente o alegrar-se com as coisas.
Bom dia!
 

ROSEMARY APARECIDA RODRIGUES

 
FALECEU NO DIA DE HOJE, ÀS 04:50 HORAS, EM SÃO MIGUEL ARCANJO.
COM A IDADE DE 42 ANOS, ERA COMERCIANTE.
CASADA COM JAIRO DE ASSIS VIEIRA, FILHA DE TEREZA RODRIGUES, NÃO DEIXOU DESCENDÊNCIA.
O VELÓRIO REALIZA-SE NA SALA 02 DA FUNERÁRIA CAMARGO.
O SEPULTAMENTO SERÁ FEITO LOGO MAIS, ÀS 16:00 HORAS, JUNTO AO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL ARCANJO.
 

ALICE ALVES DO NASCIMENTO


 
COM A IDADE DE 70 ANOS, FALECEU NO DIA DE ONTEM, ÀS 20:30 HORAS, EM JAÚ.
APOSENTADA, ERA CASADA COM O SENHOR JOSÉ CONTADOR DO NASCIMENTO.
FILHA DE JOSÉ ALVES DE LIMA E MARIA DO ROSÁRIO ALVES DE LIMA, DEIXOU OS FILHOS: DIVONEY, JOÃO, DIVONETE, CLAUDINEI, ELIZABETE, EDSON, EDER E HELOISA.
O VELÓRIO ACONTECE NA SALA 03 DA FUNERÁRIA CAMARGO E O SEPULTAMENTO SERÁ LOGO MAIS, ÀS 16:30 HORAS, JUNTO AO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL ARCANJO.
 

quarta-feira, 30 de março de 2016

GENTE INÚTIL


"CHAPÉU ESTRELADO" VEM AÍ!

Novo documentário sobre o ataque de Lampião e seu bando de cangaceiros ao Rio Grande do Norte está em fase de finalização no Rio de Janeiro
Por Rostand Medeiros

É com extrema honra e muita felicidade que trago a todos os amigos, leitores do nosso blog TOK DE HISTÓRIA e, principalmente, a todos aqueles que tornaram possível a realização deste maravilhoso sonho, a notícia que o longa-metragem CHAPÉU ESTRELADO está em fase de finalização no Rio de Janeiro.


Filmado em abril de 2015 no sertão do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, o CHAPÉU ESTRELADO seguiu a mesma rota percorrida por Lampião e seu bando em junho de 1927, quando este buscou atacar a cidade de Mossoró.


Silvio Coutinho, o diretor deste documentário, captou uma maravilhosa sucessão de imagens dos locais históricos, dos depoimentos das pessoas que guardam a memória daqueles dias intensos e apresenta o quanto esta história é importante para aqueles que vivem ao logo do caminho percorrido pelos cangaceiros.



A finalização do CHAPÉU ESTRELADO está sendo realizada com extremo esmero, visando aproveitar ao máximo a alta definição proporcionada pelo sistema de filmagem 4K. 
O documentário é uma produção da Locomotiva Cinema de Arte, do Rio de Janeiro.



Silvio Coutinho está na expectativa que o documentário CHAPÉU ESTRELADO seja exibido em um circuito de festivais internacionais e nacionais de cinema e está sendo agendada uma pré-estreia em Natal, para acontecer no primeiro semestre de 2017. 
Vale ressaltar que em 2017 serão comemorados os 90 anos da invasão de Lampião e seu bando de cangaceiros ao Rio Grande do Norte e o famoso ataque a Mossoró.


CHAPÉU ESTRELADO é quase um “Road Movie” com muita poesia, muita ação, bem moderno, dinâmico e com muitas imagens dos locais e dos caminhos reais percorridos pelos cangaceiros de Lampião em 1927.



Além do diretor Silvio Coutinho a equipe de produção do documentário CHAPÉU ESTRELADO contou com Valério Andrade na produção executiva, Iaperi Araújo como roteirista e Rostand Medeiros na pesquisa.


Silvio Coutinho – Diretor


Valério Andrade – Produção Executiva


Iaperi Araújo – Roteiro


Rostand Medeiros – Pesquisa

O documentário CHAPÉU ESTRELADO também conta com o excelente trabalho do compositor carioca Mário Vivas na criação da trilha sonora original. 
Durante o Festival das Rádios MEC e Nacional Rio 450, Mário Vivas foi vencedor na categoria de melhor canção com a música intitulada “Quero Ver Amar Assim em Madureira”, cujo vídeo clip teve a direção de Silvio Coutinho.



CHAPÉU ESTRELADO trás para as telas uma memória que se mantém forte nos sertões.



Que venha o CHAPÉU ESTRELADO!

Coisa do Sítio do cumpadi Rostand/
Lampião Aceso/28/03/2016