segunda-feira, 7 de março de 2016

TÉCNICOS DE ENFERMAGEM VÃO TER DE ENGOLIR OPINIÃO SOBRE ELES EM NOVELA GLOBAL

 
Técnicos de enfermagem não serão indenizados por declaração contra classe em novela da Globo.
TJ/SP considerou que a emissora não ultrapassou direito de expressão e manifestação do pensamento.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo teve negado pedido de indenização por danos morais contra a Rede Globo. A 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve a decisão. 
A entidade alegava que a emissora teria ofendido honra e a imagem dos técnicos e auxiliares de enfermagem em cena da novela "Amor à Vida". No referido capítulo, um dos personagens disse: "Pelo menos ela é uma enfermeira de verdade, não essas técnicas de enfermagem." 
Para o sindicato, a declaração demonstrou "menosprezo à referida classe de trabalhadores".
Relatora do caso, a desembargadora Rosangela Telles, considerou que "a cena exibida pela apelada não ultrapassou o exercício regular do direito de expressão e manifestação do pensamento, garantidos pela Constituição Federal, tendo assumindo contorno meramente pejorativo (desagradável, depreciativo) ou irônico, mas não ofensivo (lesivo, prejudicial)".
A magistrada entendeu que se tratou apenas de "uma elucidação dramática, própria da trama em questão" e que a declaração foi feita dentro de um contexto na novela, não podendo ser analisada isoladamente.
"E, considerando-se o enredo da novela, não há como verificar a intenção deliberada da apelada em desqualificar a categoria de profissionais em debate."

Processo: 1079582-72.2013.8.26.0100

Confira a decisão.
 
In Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário