domingo, 3 de abril de 2016

VOCÊ CONFIA NA SABESP DE SUA CIDADE? MORADORES DE PILAR DO SUL QUEREM SABER...

Sabesp esclarece qualidade e tratamento da água potável distribuída na cidade
abril 01, 2016 / Blog do Sérgio Santos



Estação de Tratamento de Água da Sabesp / Foto: Sérgio Santos.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se manifestou na manhã desta sexta-feira (01) esclarecendo dúvidas sobre a qualidade da água potável distribuída no município.
Após um homem ter sido encontrado morto dentro da lagoa de captação de água da empresa (leia aqui) muitas pessoas questionaram as condições sanitárias da água potável que recebem e se haveria algum risco em consumi-la.
Por meio do técnico em sistemas de tratamento Edson Assuncin, responsável pela estação de tratamento de água (ETA), a Sabesp esclareceu que, como o fato ocorreu na captação de água bruta, o caso não afeta a qualidade final da água que antes de chegar aos consumidores passa por diversos tratamentos químicos e filtragens.
Para a Sabesp, o fato se deu em um local público de responsabilidade municipal, onde há alambrados e placas indicativas informando que é proibido o acesso para pescar e nadar, bem como a entrada de animais, mas mesmo assim as pessoas desrespeitam a proibição.
Com relação a qualidade da água, Assuncin disse que ela é captada na lagoa e bombeada para a ETA, onde passa por um processo de purificação, tornando-a potável nas condições de consumo, e distribuídas para a população, sem risco algum para a saúde pública.
 
Tratamento e filtragem
Edson Assuncin explicou o processo de tratamento da água. Na primeira etapa, no processo de pré-tratamento, a água recebe bicarbonato de sódio, para correção do PH, cloro, para desinfecção, e coagulante, para eliminar o material suspenso.
Na segunda etapa a água passa pelo processo de floculação, decantação e filtração. No último processo é feita a correção final, com cloração de reforço e correção do PH e fluoretação, e só assim a água é enviada para a rede e distribuída para os consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário