quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O PROBLEMA DAS PONTES

16/01/2017 Do G1 Itapetininga e Região
A reportagem da TV TEM flagrou jovens escalando a ponte de madeira que desabou há três meses por não suportar o peso de um caminhão carregado com 14 mil quilos de trigo no dia 11 de outubro de 2016. 
A ponte, que liga o bairro rural Turvo dos Almeida, em Capão Bonito (SP), ao bairro do Pocinho, em São Miguel Arcanjo (SP), ainda não foi reconstruída.
Em nota, a Prefeitura de Capão Bonito informou que o prefeito se reuniu com a Defesa Civil do Estado para reiterar o pedido de construção de uma nova ponte e que nenhum reparo foi feito no local para que o projeto de uma nova ponte seja acelerado, pois qualquer reparo seria uma medida paliativa.

Ponte desabou há três meses (Foto: Reprodução/TV TEM)
Apesar do risco de sofrerem acidentes, os moradores afirmam que precisam escalar a ponte, já que a construção não foi realizada e ela é o único acesso entre os bairros rurais. Segundo o produtor Felipe Medeiros, todos os dias ele precisa passar pela ponte, mesmo que caída, para buscar leite.
A equipe de reportagem TV TEM flagrou em dezembro o momento em que o agricultor escalava a passagem para completar a travessia. 
-------- “Medo até tenho, mas não tem o que fazer. Busco leite para a minha família. Ir pela rodovia é complicado, então venho por aqui”, explica.
 
Prejuízos
Os comerciantes das duas cidades afirmam que sofrem prejuízos com a falta da ponte. 
Valdirene Maria de Paula é proprietária de um salão de beleza no bairro Pocinho e conta que não tem mais tantos clientes, pois alguns precisam fazer uma volta de cerca de cinco quilômetros para chegar ao salão. 
---------“Teve uma redução muito grande na quantidade de fregueses, tive um prejuízo enorme”, afirma.

 
Comerciante Valdirene Maria de Paula pede obra em ponte (Foto: Reprodução/TV TEM)
O comerciante Valdomiro Elói Rodrigues também conta que está inconformado com a situação. 
----- “Já passaram 90 dias e a ponte continua do mesmo jeito. Tem que resolver este problema. Não pode ficar assim do jeito que está”, comenta.
Em dezembro do ano passado, a produção da TV TEM conversou com Jeferson Vieira dos Santos que também reclamou da queda de vendas em sua leiteria. 
------------- “Antes o pessoal passava pela ponte para buscar leite. Essa tragédia atrapalhou as vendas, pois não tem como eles passarem. Alguns ainda descem pela ponte, mas é muito arriscado”, conta.
Moradores também reclamam da ponte que liga o bairro Turvo dos Almeida com o bairro Gramadão, onde a madeira está podre e cada vez mais solta. 
O local ainda tem fluxo de veículos e quem passa pelo local tem medo.
 
Ponte não suportou peso do caminhão e desabou (Foto: Carla Monteiro/TV TEM)

Acidente
O acidente aconteceu em outubro de 2016. 
De acordo com a Polícia Militar, a ponte que passa pelo Rio do Turvo não suportou o caminhão carregado com 14 toneladas de trigo e cedeu
O caminhoneiro não ficou ferido, mas toda a carga que transportava foi perdida.
O motorista informou para a produção da TV TEM que seguia com destino a uma empresa de Capão Bonito quando se perdeu pelo bairro; não encontrou sinalização e foi parar na ponte, que acabou desabando.

Caminhão caiu no rio do Turvo após ponte de madeira ceder (Foto: Carla Monteiro/TV TEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário