Onde está o poder público municipal?
A Metrópole é um campo enorme de experiências, e suas transformações são tão significativas que por vezes esquecemos o que se esconde nos recônditos de seu interior.
A Metrópole é um campo enorme de experiências, e suas transformações são tão significativas que por vezes esquecemos o que se esconde nos recônditos de seu interior.
Há por toda parte objetos fotografados com o olhar que passam despercebidos de nosso cotidiano e estão pontuando algum acontecimento de um povo, de uma nação.
O que dizem esses monumentos?
São propriedades de um tempo que foram edificados como uma marca representativa de parte da história.
Esses monumentos espalhados pela cidade de São Paulo são obras de arte denominadas infungíveis, ou seja, objetos de único exemplar, que são captadas por objetivas, fotografadas em ângulos variados ou até em fotos repetitivas.
Esses monumentos espalhados pela cidade de São Paulo são obras de arte denominadas infungíveis, ou seja, objetos de único exemplar, que são captadas por objetivas, fotografadas em ângulos variados ou até em fotos repetitivas.
Em certos momentos, por vezes nos deparamos, ao comparar imagens, com alguns “sumiços”!
OS MONUMENTOS E AS RELAÇÕES COM A POPULAÇÃO
Pode haver gerações que irão contestar obras edificadas da cidade como marco histórico e isto é próprio da natureza humana; e assim deve ser para que o diálogo flua no contexto de cada tempo, naquele espaço.
Esses personagens representados viveram em épocas diferentes e agiram conforme esses momentos, como hoje agimos em nossa contemporaneidade concordando ou não com as circunstâncias apresentadas.
OS MONUMENTOS E AS RELAÇÕES COM A POPULAÇÃO
Pode haver gerações que irão contestar obras edificadas da cidade como marco histórico e isto é próprio da natureza humana; e assim deve ser para que o diálogo flua no contexto de cada tempo, naquele espaço.
Esses personagens representados viveram em épocas diferentes e agiram conforme esses momentos, como hoje agimos em nossa contemporaneidade concordando ou não com as circunstâncias apresentadas.
Por vezes nos indignamos por ações corporativas onde indivíduos agem pela ação do barbarismo que em palavras querem mudar algo que não sabem o quê em ações de determinada ideologia, mas não construindo o que falta fazer, mas destruindo o que foi idealizado anteriormente!
Não precisamos concordar com as coisas, mas devemos ao menos entender o motivo do exposto e dialogar naquilo que se denomina civilização!
Não precisamos concordar com as coisas, mas devemos ao menos entender o motivo do exposto e dialogar naquilo que se denomina civilização!
Essas ações acontecem em todos os recantos da cidade, mas observando algumas obras vemos que as mesmas estão desprotegidas das intempéries, mas muito mais destrutivas são as ações humanas que danificam os monumentos feitos com ligas metálicas de bronze ou latão ou algo que possa reverter em lucro imediato da venda de objetos retirados dos monumentos, comercializados em algum ferro velho.
Há muitos monumentos cercados, e distancia ainda mais o diálogo entre a obra e a população, assim como há antigas praças, também cercadas, que perdem a função de praça, tornado-se parques!
"MONUMENTO À AMIZADE SÍRIO LIBANESA"
O “Monumento a Amizade Sírio Libanesa” foi uma doação em 1922 à cidade de São Paulo pela comunidade destes países e está situado na região da Rua 25 de Março, na Praça Ragueb Chohfi, em São Paulo, local de comércio intenso da colônia destes povos.
Foi edificado pelo escultor italiano Ettore Ximenes (1855-1926) o mesmo autor do Monumento à Independência do Brasil, localizado no Memorial do Ipiranga, São Paulo.
Será que este "Monumento à Amizade Sírio Libanesa" está sendo restaurado em alguma oficina municipal em sua plenitude, ou está sendo dilapidado aos poucos e sendo vendido em algum ferro velho para alimentar uma indústria lucrativa de material de ligas metálicas?
Há uma omissão patente do poder público quanto à preservação do patrimônio paulistano! Quem são os “bárbaros vândalos”?
JOGO DOS 7 ERROS:
QUEM PODERÁ DECIFRAR O DESAPARECIMENTO DESTAS PEÇAS DO MONUMENTO EM SÃO PAULO, COMPARANDO AS DUAS FOTOS DE 2014 E 2016?
JOGO DOS 7 ERROS:
QUEM PODERÁ DECIFRAR O DESAPARECIMENTO DESTAS PEÇAS DO MONUMENTO EM SÃO PAULO, COMPARANDO AS DUAS FOTOS DE 2014 E 2016?
Obs.:
*Não há nesta explanação destes fatos nenhuma vinculo com questões ideológica, política ou religiosa, ou por ações que acontecem em nível nacional ou internacional."
Publicação feita pelo historiador Carlos Fatorelli no seu blog São Paulo em 11/10/2016.
*Não há nesta explanação destes fatos nenhuma vinculo com questões ideológica, política ou religiosa, ou por ações que acontecem em nível nacional ou internacional."
Publicação feita pelo historiador Carlos Fatorelli no seu blog São Paulo em 11/10/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário