Em cumprimento a TAC proposto pelo Ministério Público, hospital em Sorocaba é fechado
Pacientes do Vera Cruz foram para residências terapêuticas
Conhecido como um símbolo da luta contra as internações psiquiátricas de longa duração, o Hospital Vera Cruz, em Sorocaba, foi fechado neste mês como parte do cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2012 pelo MPSP, Ministério Público Federal, União, Estado e municípios de Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade.
De acordo com o documento, os pacientes atendidos em unidades desse tipo deve passar a realizar o tratamento em residências terapêuticas, o que garante a eles maior qualidade de vida.
Na ocasião da assinatura do TAC, Sorocaba possuía 2.700 pacientes em internação de longo prazo. Com o fechamento do Vera Cruz e de outros seis hospitais, esse número caiu para 400 pessoas. Em todo o Estado, a quantidade de pacientes nessa situação passou de 6 mil para 2 mil.
De acordo com Roberto Andrade, secretário-executivo do Centro de Apoio Operacional Cível do MPSP, a internação em pacientes psiquiátricos é necessária em casos de surto, mas não pode permitir que uma pessoa passe décadas dentro do hospital. "Nos hospitais desse tipo, o paciente pode até receber assistência, mas nas residências terapêuticas, ele se sente morando numa casa. Aqueles que recebem benefícios podem inclusive sair para gastar o dinheiro que ganham. Nós começamos um movimento importante", afirma.
Além de Andrade, a secretária de Integração da Procuradoria-Geral de Justiça, Lídia Helena dos Passos, esteve presente na solenidade de encerramento das atividades do Hospital Vera Cruz.
MPSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário