quinta-feira, 2 de agosto de 2018

DIA DE PEDIR PERDÃO

Como obter a Indulgência do Perdão de Assis?
Redação (Terça-feira, 01-08-2018, Gaudium Press

Resultado de imagem para 2 de agosto


A partir do meio dia desta terça-feira, 1º de agosto e ao longo de toda quarta-feira, dia 02 de agosto, festividade de Santa Maria dos Anjos, as igrejas franciscanas ao redor do mundo comemorarão o 'Perdão de Assis', uma Indulgência concedida àquelas pessoas que, arrependidas do pecado cometido e com espírito contrito, peregrinarem até a Igreja da Porciúncula em Assis ou a qualquer templo franciscano no mundo.
Para ganhar esta indulgência, que é o perdão do castigo temporal pelos pecados confessados e perdoados pelo sacerdote, é necessário: 
Visitar o Santuário da Porciúncula em Assis ou qualquer igreja franciscana; 
Confessar-se, comungar e rezar o Credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria nas intenções do Santo Padre; 
Rejeitar o pecado.

A tradição do 'Perdão de Assis' se originou há oito séculos. 
No ano de 1216, quando São Francisco de Assis se encontrava em fervorosa oração na pequena igreja da Porciúncula, de maneira surpreendente o lugar se iluminou e sobre o altar apareceu Nosso Senhor junto de sua Mãe Maria Santíssima.
Nesse momento Jesus perguntou a São Francisco se desejava alguma graça especial para salvar as almas. 
Sem duvidar, o Santo pediu que Ele concedesse uma generosa indulgência para todo aquele que visitar a Porciúncula. 
Nosso Senhor concedeu a São Francisco este presente com a condição de que ele o pedisse também ao Papa. Com obediência o Frade Francisco acudiu a Honório III que concedeu a Indulgência.
No dia 02 de agosto desse ano os sete Bispos da Umbria consagraram a pequena capela da Porciúncula e São Francisco anunciou a todos o grande presente do céu com a conhecida expressão: "Irmãos meus quero mandá-los todos ao Paraíso".
Desde então a festa ocorre anualmente, começando na manhã do dia 1º de agosto e terminando ao cair da tarde do dia 02, dias nos quais a Indulgência é concedida aos peregrinos da Porciúncula e aos fiéis que visitem qualquer Igreja franciscana no mundo.
No ano de 1966, por ocasião dos 750 anos da concessão da indulgência da Porciúncula, o Papa Pablo VI publicou a Carta Apostólica 'Sacrosancta Portiunculae ecclesia' na qual manifestou seu desejo de "que a peregrinação, transmitida durante séculos, à igreja da Porciúncula, não termine mas que cresça continuamente a multidão de fiéis que acodem ali ao encontro com Cristo rico em misericórdia e com sua Mãe, que intercede sempre perante ele". 

(EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário