domingo, 16 de setembro de 2018

ESCOLAS ESTADUAIS DE SOROCABA SOB A MIRA DO MP: MILITÂNCIA POLÍTICO-PARTIDÁRIA?

MP investiga militância política em escolas estaduais de Sorocaba. 
Teor da denúncia não foi divulgado pela promotoria por envolver pessoas com menos de 18 anos.

A possibilidade de militância politico-partidária está sendo investigada em escolas estaduais de Sorocaba. 
A investigação ocorre em um inquérito aberto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). O MP pede no procedimento, entre outras coisas, o envio do projeto pedagógico usado nas escolas. 
A Diretoria de Ensino nega a ocorrência da situação nas unidades.
Por envolver menores, o promotor do caso, Marcelo Sigari Moriscot, preferiu não divulgar o teor da investigação e da denúncia. 
Via assessoria de imprensa, informou apenas que a apuração envolve a eventual violação ao direito de ensino dos alunos menores de 18 anos da rede pública estadual, em decorrência de doutrinação ideológica, através de militância político-partidária dentro e nos arredores da referida instituição de ensino.
Mas o Cruzeiro do Sul teve acesso à parte do documento. 
O documento pede a relação de todas as escolas públicas do estado de São Paulo. 
O promotor determina ainda o envio dos projetos pedagógicos que são seguidos pelos professores que lecionaram nas escolas estaduais, com todas as disciplinas ministradas e suas respectivas cargas horárias.
À Câmara de Sorocaba, o MP pede que sejam enviadas cópias de um procedimento instaurado em relação a uma audiência pública realizada em outubro de 2017, no Plenário da Casa. Nessa data, ocorreu uma audiência pública no Legislativo, com o tema “Escola Sem Partido: Censura Ideológica no Ambiente Escolar”.
Esse inquérito é um desdobramento de um procedimento preparatório de um inquérito civil. 
A Diretoria de Ensino (DE) de Sorocaba afirmou que prestou todos os esclarecimentos sobre o caso e continua à disposição do Ministério Público. 
“A DE reitera que não há doutrinação nas escolas estaduais”, alega. 
Ainda conforme a DE, todas as atividades escolares e as aulas realizadas na Escola Estadual Ossis Salvestrini Mendes, unidade escolar citado no inquérito, são desenvolvidas de acordo com o currículo estadual.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário