Pe. Donizetti Tavares de Lima nasceu na cidade de Cássia-MG, no dia 03 de Janeiro de 1882, filho de Tristão Tavares de Lima e de Francisca Cândida Tavares de Lima, teve 8 irmãos. Quando Donizetti tinha quatro anos de idade, sua família mudou-se para a cidade de Franca-SP onde fez o curso primário e foi aprendendo os rudimentos da música.
Aos 15 anos de idade foi matriculado no curso preparatório do antigo Seminário Episcopal de São Paulo e depois de três anos cursou o Colégio em Sorocaba, voltando no ano de 1900 para o Seminário. No dia 12 de Julho de 1908 foi Ordenado Sacerdote em Pouso Alegre-MG.
Passou pelas Paróquias de São Caetano em Pouso Alegre; Jaguariúna; Paróquia de Santa Mãe de Deus; Paróquia Sant’Ana em Vargem Grande do Sul; no dia 24 de maio de 1926 foi nomeado Pároco da Paróquia Santo Antonio em Tambaú- SP onde chegou no dia 12 de Junho do mesmo ano, sua posse aconteceu no dia 13 de junho de 1926.
Trabalhou por 35 anos em Tambaú até o dia 16 de Junho de 1961 quando faleceu aos 79 anos de idade por complicações cardíacas.
“Pe. Donizetti tinha vida austera, sem luxo, nada de requinte. Sua aspiração era servir a Deus sobre todas as coisas. Tinha total zelo pelas crianças e idosos, mas acolhia a todos sem distinção”. (Livro Pe. Donizetti de Tambaú – José Wagner Azevedo).
Fundou uma creche, a Casa da Criança, cuidou dos trabalhadores, fazendo o circulo operário, e por fim olhou pelos idosos e fez o Asilo.
Possuía grande devoção e fé a Nossa Senhora Aparecida e providenciou uma imagem da Mãe de Nossa e assim a entronizou na Igreja Santo Antônio.
Religioso austero, ele não permitia que os tambauenses comemorassem o carnaval.
Em 1929 um incêndio destruiu tudo o que havia na igreja Santo Antonio, mas o fogo não destruiu a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi salva intacta. Este fato foi atribuído como um sinal de Deus.
Na década de 50 muitos fatos aconteceram e que levaram o Pe. Donizetti a ter fama de Santo, muitas curas foram atribuídas a ele através de sua benção.
A Igreja São José não comportava tantas pessoas então foi construído um palanque em frente a Casa Paroquial na porta principal onde ele falava com todos em geral, já não podia atender individualmente cada um e tomou a decisão que no dia 30 de maio de 1955 seria a sua última benção em publico, mas prometeu que mesmo sozinho em seu quarto ele continuaria a rezar por todos.
Aconteceu o encerramento de sua benção com grande multidão presente na cidade de Tambaú , aviões sobrevoaram o local derramando uma chuva de pétalas de rosas, grande emoção tomou conta de todos, no dia 30 de maio de 1955.
O Pe. Donizetti faleceu no dia 16 de junho de 1961. A sua saúde foi se complicando devido ao diabetes e algumas insuficiências cardíaca fizeram que fosse internado várias vezes para que recebesse o tratamento no Hospital. Na manhã di dia 16 de junho, sentado em uma cadeira na porta da Casa Paroquial por volta das 11h15min ele faleceu.
Durante toda tarde e noite o velório aconteceu na Igreja São José e milhares de pessoas se aglomeravam para ver pela última vez o Pe. Donizetti e no dia 17 foi o sepultamento.
Após o seu falecimento até nos dias de hoje, muitos relatos de curas de Tambauenses e romeiros estão registrados, testemunhos de devotos a ele atribui graças.
As histórias e estórias dos milagres do Padre Donizetti povoam o imaginário dos habitantes da cidade. Dizem que o menino Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve na cidade em 1955. Acompanhava o seu pai na praça lotada de romeiros que ouviram o sermão do padre quando ele disse que "há aqui um menino acompanhado de seu pai que um dia se tornará um atleta não só conhecido no país como no mundo". Outra história, porém confirmada pelo próprio protagonista, é a do jornalista e economista da Rede Globo Joelmir Betting.
Depois de tomarem sopa de quiabo na Casa Paroquial, o padre pegou a mão do garoto e juntos rezaram um Pai Nosso em voz alta. Nunca mais o futuro jornalista gaguejou e pode, finalmente, ser aceito na escola que o recusava por causa da gagueira. Joelmir Betting, natural de Tambaú, foi coroinha do Padre Donizetti, seu guia espiritual.
Fonte: site homônimo + dr. Pintassilgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário