quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

COMO ANDA A LIBERDADE DE IMPRENSA NA SUA CIDADE?



Deu na FOLHA que o Brasil é o 2º país em que as garantias para a liberdade de expressão mais decaíram nos últimos três anos, segundo diz o relatório Agenda de Expressão (Expression Agenda, ou XPA), elaborado pela organização não governamental Artigo 19.
A organização considera especialmente alarmantes os números de ataques a jornalistas em nív
el global: até agora 78 foram mortos, e 326, detidos (194 sob a acusação de terem enfrentado o Estado); dos comunicadores presos, 97% trabalhavam em nível local; em média, 90% das agressões físicos contra jornalistas ficaram impunes.
No Brasil, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) registrou mais de 150 agressões a jornalistas no contexto eleitoral, entre ataques verbais e físicos. 
A Artigo 19 também compilou 22 assassinatos de blogueiros, radialistas e comunicadores no interior do Brasil, entre 2012 e 2016.
Nas palavras do estudo, o assédio judicial inviabiliza principalmente a existência de jornalismo no interior do país. Isto ocorre porque blogueiros, radialistas e comunicadores de pequenos veículos locais temem ter suas atividades interrompidas por processos, que podem miná-los economicamente. 
O resultado são os chamados desertos de notícia. 
São áreas no país que não têm atividade de nenhum tipo de veículo jornalístico para fiscalizar oligarquias políticas locais.
Exemplo disso?
São Miguel Arcanjo, lugar onde só se
 faz jornal com dinheiro público.
Não dá para fiscalizar, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário