sábado, 5 de janeiro de 2019

CULTURA: UBERLÂNDIA E A FOLIA DE REIS

Festa de Reis deve reunir 12 mil pessoas
Celebrações acontecem nesse sábado (5) em Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Capela dos Martins e Mata dos Dias.




Os grupos de Folia de Reis cantam hinos de louvor e carregam a bandeira decorada com fitas e flores | Foto: Marco Crepaldi/Secom/PMU.
Doze mil pessoas são aguardadas, nesse sábado (5), durante a celebração da festa de Folias de Reis, que acontecerá em quatro localidades rurais de Uberlândia. 
A partir das 17h, os cantos e louvores a Santos Reis envolverão os distritos de Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos, além das comunidades da Capela dos Martins e Mata dos Dias. Em cada ambiente, haverá cantos, rituais, procissões, apresentações musicais, pratos típicos, entre outras atrações livres a toda população. 
O dia de Santos Reis é celebrado no domingo, dia 6 de janeiro.
As festas serão protagonizadas pelas Folias de Reis Mata dos Dias, Rei Davi, de Martinésia e do Cruzeiro dos Peixotos. Desde o dia 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal, os grupos percorrem as casas arrecadando prendas para as festas, além de já começarem o preparo das receitas servidas aos visitantes.
Há 6 anos, Ricardo Pereira é capitão da Folia Rei Davi. Ele define a festa do próximo sábado como o pico da fé, sobretudo em Jesus Cristo. “É uma alegria muito grande andar com esta bandeira de casa em casa. Esperamos um ano inteiro por esse momento. É um sentimento que aumenta cada vez mais”, disse Ricardo.
A Prefeitura auxilia na logística, estrutura de palco e som para as apresentações artísticas. Também monta tendas para suporte aos devotos. 
Outro serviço é a revitalização das estradas vicinais que dão acesso às comunidades.
A Festa de Reis é trazida pelos colonizadores portugueses no século 18 e ainda se mantém viva em diversas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 
Os caminhos percorridos pelos grupos remetem ao percurso feito pelos três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, até encontrarem o Menino Jesus, logo após o seu nascimento.
O grupo de foliões conta com diferentes figuras, entre eles o Capitão, que carrega a bandeira decorada com fitas, flores de plástico e imagens católicas. 
Durante a festa e nas visitas, eles ainda cantam seus hinos de louvor, cada um com seu instrumento, como viola, violão, tambor, sanfona e reco-reco.
O Dia de Reis é celebrado no próximo domingo, dia 6, porque, conforme a Bíblia, foi quando os três magos encontraram Jesus na manjedoura. 
A data marca também o momento em que as árvores de natal, presépios e outros adornos natalinos devem ser retirados das casas e repartições.

Fonte: Diário de Uberlândia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário