sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

MIRACATU, TERRA DE GENTE BOA.

As belezas das cachoeiras de Miracatu no Vale do Ribeira.
08/07/2017

A simpática cidade de Miracatu, situada no Vale do Ribeira, na região sul do Estado de São Paulo.
A cidade integra a Estação Ecológica Jureia-Itatins, que é integrada também por Peruíbe.
Em tupi-guarani, o nome Miracatu significa “Terra de gente boa”. Os primeiros indícios de habitantes da região datam de 9 mil anos e seus vestígios foram encontrados em pesquisas nos diversos sambaquis, que são o acúmulo de objetos deixados pelos povos que habitaram o litoral do Brasil. Esses habitantes da era pré-histórica se deslocaram em direção ao planalto, seguindo o Rio Ribeira do Iguape.
O artesanato é uma das tradições da cidade, através da cooperativa local de artesãos com especialidade em trabalhos a partir da Fibra da bananeira. As peças confeccionadas a partir da fibra são consideradas produtos de altíssima qualidade, beleza e acabamento impecáveis, com exposições em várias feiras de turismo por todo o estado e fora dele também. São produzidos almofadas, pufes, bandejas e os mais variados produtos, onde os mesmos são confeccionados e comercializados em loja própria: Rua Prefeito Sylas Baltazar de Araujo, s/, Jardim Miracatu.
O contato com a natureza e a prática de esportes como caminhadas ecológicas, mountainbike e cicloturismo são algumas das atrações de Miracatu e municípios vizinhos do Vale do Ribeira que atraem muitos turistas. A proximidade do Rio Ribeira também desperta o interesse dos praticantes da canoagem. Veja alguns dos principais pontos de visitação da cidade:


Miracatu_Cachoeira_Manecão



Miracatau Cachoeira Pedra Grande

Salto do Biguá
Atrativo mais conhecido e visitado por moradores locais e visitantes de outras cidades. Em dias com temperaturas elevadas, o local recebe um número grandioso de banhistas, onde podem se deliciar com as bebidas e petiscos comercializados pelos comerciantes do local. Localidade: Estrada Municipal – km 2 – Vila São José

Cachoeira da Pedra Grande
Para se chegar à cachoeira, percorre-se a Trilha do Miguel Careca de nível intermediário com uma extensão de 3 km., e conta com inúmeras espécies nativas em risco de extinção. É uma das mais altas do município, com uma altura de 68 metros, estando a 232 metros acima do nível do mar.Localidade: Estrada Municipal, km 15 – Sumidouro do Faú.

Cachoeira do Mel
Um espetáculo de lugar e bastante visitado por moradores locais e visitantes de outras localidades. Águas puras, cristalinas e a vegetação intocada que a circundam, a tornam indiscutivelmente, um tesouro precioso em nosso município. Localidade: Estrada do Morro Grande, km 8 + 3200mt sentido Zé Careca

Cachoeira do Manecão 
São realizadas várias caminhadas pela estrada por locais e ao chegarem à cachoeira, se refrescam nas águas límpidas e cristalinas. Localidade: Estrada do Manecão – km 5 – Serra do Manecão

Cachoeira Catedral
Localidade: encravada nas matas da Estação Ecológica Jureia Itatins, situa-se no bairro da Barra Funda e pelo desconhecimento, é pouco explorada, portanto, bastante preservada. Com o intuito de divulgar essa beleza cênica, são feitas várias incursões para mapeamento e posterior divulgação do atrativo.

Cidadã ilustre
O município é a terra natal da medalhista olímpica Rosemar Coelho. Medalha de bronze nos jogos Olímpicos de Pequim, ela chegou em quarto lugar na competição do revezamento 4×100, mas ganhou o bronze quando a atleta vencedora da competição foi desclassificada, devido ao escândalo de doping que envolveu praticamente toda a delegação russa. A medalha foi entregue somente oito anos depois, após a conclusão das investigações do Comitê Olímpico. Agora, Rosemar quer fazer de Miracatu um centro de desenvolvimento do atletismo para as futuras gerações.

Como chegar
Saindo da capital pela BR-116 - Régis Bittencourt até saída 394são cerca de 144 km, em 2 hora 22 miutos. O trajeto passa por Taboão da Serra / Embu das Artes / São Lourenço da Serra / Juquitiba / Miracatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário