MPSP denuncia dono do Grupo Dolly por crimes em São Lourenço da Serra.
Outras cinco pessoas são alvos do Gedec e da Promotoria de Itapecerica.
O Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec) e da Promotoria de Justiça de Itapecerica da Serra, apresentou denúncia contra Laerte Codonho, proprietário do grupo empresarial responsável pela produção e comercialização dos produtos da marca Dolly; Julio Cesar Requena Mazzi, diretor do grupo; funcionários do grupo; o ex-diretor de Obras do município de São Lourenço da Serra; o delegado em exercício da Delegacia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (DIICMA) de Taboão da Serra; e dois policiais civis desse mesmo distrito.
De acordo com a denúncia do MPSP, Codonho e seus colaboradores, com o objetivo de ingressar no mercado de exploração e envase de água mineral, adquiriram, por meio da empresa StockBank, imóvel em São Lourenço da Serra. Apurou-se que, sem a obtenção das licenças prévias necessárias e regulares, entre os anos de 2014 e 2016, o grupo promoveu desmatamento no local correspondente à área de quase seis hectares, causando degradação em Área de Preservação Permanente (APP) e em Área de Proteção de Mananciais (APM).
Codonho chegou a sobrevoar o local, com a utilização de helicópteros, para filmar a área quando o desmatamento encontrava-se em curso.
Além dos crimes ambientais, também se apurou que houve pagamento de propinas ao então diretor de Obras de São Lourenço da Serra, bem como ao delegado em exercício na DIICMA e a policiais lotados naquele distrito, com o objetivo de evitar a adoção de providências para reprimir o desmatamento.
Segundo a denúncia, houve até mesmo a indicação, pelo Grupo Dolly, de um “laranja”, que, mediante contrato e distrato de arrendamento da área forjados, assumiu a “responsabilidade” pelo desmatamento, com o objetivo de evitar a punição dos verdadeiros culpados.
Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário