DESDE MAIO DESSE ANO, o site Sorocaba Notícia tentou entrevistar uma ex-detenta para saber o que acontece quando uma mulher é presa desde o momento que ela chega na Cadeia Feminina e o dia-a-dia da detenta.
O site conseguiu entrevistar uma ex-detenta pelo WhatsApp. A entrevistada que mora na região de Sorocaba e pediu para não citar seu nome, disse que ao entrar na cadeia o sentimento da pessoa é de ter perdido o chão, no entanto acredita que em breve sairá dali.
Uma presa líder da cela que é chamada de Jet se aproxima e pergunta a respeito do que aconteceu para a novata perder a liberdade.
A presa novata relata o motivo da detenção.
O relato é escrito num caderno que é utilizado como arquivo dentro da cadeia.
A entrevistada afirma que a comida é ruim e sem higiene, ela encontrou até barata na refeição; disse ainda que na cadeia não existe atividade de recreação.
São situações que podem ajudar a detenta a valorizar a liberdade, contudo, muitas saem da cadeia e depois voltam a delinquir.
Se uma presa comete indisciplina que na maioria dos casos é furto ou talaricagem ( na linguagem das presas é ficar com a namorada de outra presa), as duas atitudes resultam em punição imediatamente pela liderança da cela: a Jet, que bate e as outras detentas não podem socorrê-la.
Depois da surra, o caso é informado para a direção da cadeia que impõe outro castigo levando a presa para uma cela escura, onde o banho é frio e as necessidades fisiológicas são feitas num buraco; essa cela de castigo é chamada de pote.
Algumas presas recebem visita do esposo ou do companheiro, dos filhos, dos pais e de irmãos.
Se alguém imagina que em cadeia feminina não existe visita íntima engana-se; isso ocorre como acontece em cadeia masculina.
A maioria das mulheres presas é por tráfico de drogas.
A entrevistada esteve presa três anos por envolvimento com tráfico de droga: dois anos em regime fechado e um ano em regime semiaberto, na unidade do Butantã-SP.
Ela afirma que seu passado é sombrio e causa tristeza; ela concluiu dizendo " meu conselho para as mulheres é não entrem nessa por nada nem por ninguém pois essa vida é ilusão".
Merece Reflexão

Nenhum comentário:
Postar um comentário