domingo, 30 de agosto de 2020

TEM AQUELE QUE DESTRÓI E MATA, MAS TAMBÉM TEM QUEM FAZ RENASCER A ESPERANÇA...

 

Biólogo constrói passarela para saguis em Itapetininga.

Biólogo Carlos Poranga disse que há alguns anos uma construtora fez um condomínio, com aproximadamente mil casas, no bairro Vale San Fernando, e desmatou parte de área de mata, reduzindo a mata para os animais.
Por Malu Martins, TV TEM/28/08/2020.


Biólogo cria passarelas para saguis transitarem por área desmatada — Foto: Mike Adas/TV TEM.
Cerca de 12 saguis estão fazendo uso de duas passarelas que um biólogo de Itapetininga (SP) criou para ajudá-los na readaptação do espaço, por conta do desmatamento.
O biólogo Carlos Poranga disse à TV TEM que há alguns anos uma construtora decidiu fazer a obra de um condomínio, com aproximadamente mil casas, no bairro Vale San Fernando.


Segundo ele, para a construção os funcionários precisaram criar uma galeria de águas pluviais e desmatar parte da mata onde os saguis viviam.
Conforme o biólogo, na época, os saguis já transitavam por esse local, mas como a construtora não sabia, eles desmataram para a construção do espaço residencial.


Saguis transitam pelas passarelas construídas por biólogo — Foto: Carlos Poranga/Arquivo Pessoal.
A construtora chegou a pagar uma multa pelo desmatamento e decidiu arrumar o entorno da área, plantando algumas árvores. Eles recuperaram um lago próximo à região e procuraram o biólogo para verificar a respeito dos saguis. Com isso, Carlos decidiu criar duas passarelas para facilitar o acesso dos animais.
Dessa forma, eles saem da mata, passam pela passarela construída e chegam próximo às chácaras. Os bichinhos se alimentam com as frutas que os moradores deixam e voltam para casa. Segundo o biólogo, são 12 saguis e eles andam sempre em pequenos bandos.


Passarelas são construídas para ajudar na readaptação dos saguis — Foto: Mike Adas/TV TEM.
À TV TEM ele ainda contou que os animais precisam se alimentar com esses alimentos porque, devido ao desmatamento, não há comida em quantidade suficiente nas matas. Com isso eles acabam comendo insetos, mas necessitam dessas frutas que são fontes de proteínas e carboidratos.
De acordo com o biólogo, a passarela não oferece riscos aos saguis e é importante para que eles fiquem em pontos altos e não sejam atingidos por qualquer outro animal como cães, por exemplo.


São cerca de 12 saguis que andam pela região em pequenos bandos — Foto: Carlos Poranga/Arquivo Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário