quinta-feira, 1 de outubro de 2020

OBRIGADA, QUINO, POR NOS LEGAR "MAFALDA" E MUITAS OUTRAS PERSONAGENS QUE NOS FIZERAM PENSAR NA VIDA E NO PLANETA!

 

Morre em Mendoza, aos 88 anos, o cartunista argentino Quino, criador da Mafalda.
Por Redação Ucho.Info/30 de setembro de 2020.


O cartunista e artista gráfico argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino e criador da Mafalda, uma das personagens mais famosas do universo dos quadrinhos, morreu nesta quarta-feira (30) em Mendoza, sua cidade natal, aos 88 anos.
“Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo chorarão por ele”, escreveu seu editor Daniel Divinsky, ao anunciar a morte nas redes sociais.
Citada pela agência espanhola Efe, a família de Quino disse que ele morreu por “razões próprias da idade e consequências de sua saúde nos últimos tempos”. 
Segundo o jornal argentino Clarín, o cartunista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na semana passada.
Ao longo dos últimos anos, o autor, que se mudou de Buenos Aires para Mendoza no final de 2017, após ficar viúvo, passou por diversos problemas de saúde e se locomovia em uma cadeira de rodas, embora não tenha deixado de comparecer a homenagens a seu trabalho.
Em 17 de julho, o artista celebrou seus 88 anos junto de sua família em Mendoza, numa data em que o Ministério da Cultura do país o definiu como “criador de uma parte da cultura argentina”.
Um dos maiores ícones do país sul-americano, ele recebeu prêmios importantes ao longo da carreira, como a Ordem Oficial da Legião de Honra, na França, e o prêmio Príncipe das Astúrias, na Espanha, concedido em 2014.
Filho de imigrantes espanhóis, Quino nasceu em 1932 em Mendoza, no oeste da Argentina, e se mudou aos 18 anos para Buenos Aires para estudar desenho.
Seu primeiro quadrinho foi publicado com a mesma idade, já na capital argentina. Mas foi somente aos 30 anos que, do traço de seu lápis, nasceu Mafalda.
A menina inconformada com a injustiça social, cuja imagem e mensagens atemporais e irônicas a favor de um mundo melhor se espalharam por todo o planeta, tornou-se a obra mais famosa de Quino, embora ele tenha criado outra infinidade de personagens.
O argentino imaginou a pequena enquanto trabalhava num projeto comercial para promover uma marca de eletrodomésticos, para o qual lhe pediram que desenhasse uma família típica da classe média. 
O quadrinho publicitário não chegou a ser publicado, mas Quino recuperou a personagem quando o convidaram para publicar na revista “Primera Plana”, à época um veículo que procurava fazer uma reflexão crítica da atualidade argentina e internacional.
Foi em 29 de setembro de 1964 que Mafalda surgiu: uma garota que detestava sopa, adorava os Beatles e proferia monólogos preocupados e existencialistas em frente a um globo terrestre. 
Em 1965, as obras passaram a ser publicadas no jornal “El Mundo”.
As tiras estampavam comentários sobre ordem mundial, luta de classes, capitalismo e comunismo, mas também, de forma mais sutil, sobre a situação política e social argentina.
Quino deixou de publicar histórias inéditas da Mafalda em 1973, mas a personagem se manteve viva no imaginário argentino e mundial, tendo sido traduzida para 30 idiomas e chegado ao cinema e à televisão.
Nesta quarta-feira, o jornal espanhol “El País” recordou a resposta de Quino quando lhe perguntaram quem seria Mafalda na atualidade. 
Na previsão do criador, essa “menina sábia” estaria morta, porque seria um dos desaparecidos da ditadura militar argentina (1976-1983).
Em 2016, em entrevista à agência Efe por ocasião da Feira do Livro de Buenos Aires, Quino afirmou que o mundo atual seria para Mafalda “um desastre e uma vergonha”.
“Olhando as coisas que fiz todos estes anos, percebo que digo sempre as mesmas coisas, e que elas continuam atuais. É terrível… não?”, disse ele, citando os seus temas de sempre: “A morte, a velhice, os médicos e outras coisas”, como as injustiças sociais e a pobreza.
Muito tímido e reservado, Quino reconheceu na mesma entrevista que gostaria de ser lembrado como “alguém que fez as pessoas pensarem sobre as coisas que acontecem”. 

(Com agências internacionais)

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