Chama-se Sorvetão (Zingiber spectabile Griff.)
Também conhecida como xampu, gengibre-magnífico ou gengibre-ornamental, a espécie é muito usada em arranjos tropicais, juntamente com helicônias e folhagens verdes.
Originária da Malásia, a planta, à primeira vista, não parece ser muito diferente, mas suas inflorescências vistosas, coloridas, saindo direto do chão, são sempre muito chamativas.
As crianças se divertem brincando com os “microfones” coloridos, pois as inflorescências se parecem muito com alguns desses equipamentos de captar som.
Descrição botânica: Planta da família Zingiberaceae, com hábito herbáceo, medindo até 2,5 m de altura; hastes eretas e robustas, que formam touceiras.
As folhas são verde-escuras, alongadas e aveludadas na parte inferior. As inflorescências são espigadas, cilíndricas, medindo entre 40 a 50 cm de altura, que brotam diretamente dos rizomas, por isso a impressão de que nascem diretamente do solo, sem conexão com a planta mãe.
Cada inflorescência reúne dezenas de pequenas flores de cor branca ou amarelada, recobertas por brácteas de cor, inicialmente, amareladas, passando a vermelho intenso, conforme avança a senescência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário