Butantan desenvolve candidata à vacina contra Covid-19 e pedirá à Anvisa autorização para testes.
Por Redação Ucho.Info/26 de março de 2021.
O Instituto Butantan avançou no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e nesta sexta-feira (26) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para ensaios clínicos das fases 1 e 2.
Em ambas as fases, a vacina será testada em 1.800 voluntários. Nessas etapas são auferidas a segurança e a capacidade da vacina gerar resposta imune.
Na fase 3, que serve para atestar a eficácia do imunizante, serão 9 mil voluntários.
Batizada como Butanvac, a vacina já passou pelos testes pré-clínicos, quando são avaliados os efeitos positivos e a toxicidade em animais.
Diretor do Butantan, Dimas Covas disse que o cronograma prevê a conclusão dos testes no início do segundo semestre e a produção de 40 milhões de doses até o final do ano.
A Butanvac foi desenvolvida pelo instituto paulista, que lidera consórcio internacional do qual é o principal produtor de imunizantes.
Caso a vacina seja aprovada, 85% da capacidade total de fornecimento sairá do órgão vinculado ao governo do estado de São Paulo.
“Um grande avanço da ciência brasileira a serviço da vida”, afirmou o governador paulista, João Dória Júnior (PSDB).
A vacina será testada em dois outros países participantes do consórcio, Vietnã e Tailândia – neste último, a fase 1 já foi iniciada.
Covas acredita na possibilidade de acelerar o processo desenvolvimento da vacina pelo fato de a Butanvac usar tecnologia amplamente empregada pelo instituto na fabricação de vacina contra a gripe comum.
A citada tecnologia utiliza o vírus inativado de uma gripe aviária, conhecida como doença de Newcastle, como meio para transportar ao corpo do paciente a proteína S (de spike, espícula) integral do SARS-CoV-2.
O Instituto Butantan é responsável pela produção no Brasil da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Até o momento, a Coronavac é a vacina contra Covid-19 mais utilizada no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário