quarta-feira, 13 de julho de 2022

MATÉRIA DO CONFRADE DIRCEU CAMPOS



Matéria Publicada no jornal “FOLHA DE ITAPETININGA” no sábado, dia 02 de julho de 2022

DE CAPELA A PAROQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Prof. Dirceu Campos
AJORI – 440

Vinte e quatro de Junho, data marcada no calendário religioso “Dia de São João Batista. Para os católicos é Santo São João, os antigos faziam simpatias na época do padroeiro: para arrumar namorados, ganhar na loteria, mudar cor de cabelo e muitas outras. Era costume de erguer um mastro com a foto do Santo, fazer fogueiras para pularem e pisar na brasa sem queimar os pés, também tinha terços, danças típicas animadas por sanfoneiros e violeiros sendo um deles saudoso Dito Cleto que não perdia uma quermesse.
São João Batista é também conhecido como protetor dos casais e dos enfermos; a devoção atinge todos os católicos de todas as classes sociais.
Para venerar esse Santo milagreiro, em junho do ano de 1953, religiosos ferroviários da extinta Estrada de Ferro Sorocabana, liderados pelos saudosos Antonio Avelino da Costa, Etore Biank e os demais da já citada classe, lançaram a pedra fundamental da 1ª. capela que hoje transformou -se num grande templo, teve como o primeiro Pároco Antonio Ferreira, carinhosamente conhecido por Padre Toninho. E graças a essa obra religiosa foram construídas muitas casas nas imediações da paróquia, formando assim uma grande vila, hoje parecendo uma cidade de pequeno porte.
Como devoto sempre frequentava essa casa do Senhor, participando dos atos religiosos da Santa igreja, inclusive das procissões que marcaram época, até ser interrompidas nos dois últimos anos devido à pandemia.
Mas neste domingo dia 26, às 17 horas dentro do horário previsto, realizou a procissão em louvor a São João Batista, composta dos fiéis das dez comunidades, tendo a frente os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, saiu das imediações da Paróquia São João Batista, com quase uma dezena de andores, na frente o andor de São Benedito, encerrando com a do Santo Padroeiro, acompanhado pelo Pároco Leonardo, Diáconos, Ministros da Eucaristia e demais religiosos.
A procissão percorreu as ruas adjacentes onde fieis aguardavam a passagem do cortejo religioso.
Com o regresso da caminhada sagrada, os andores iam adentrando no templo acompanhado pelos devotos, a imagem do Padroeiro ficou no altar de destaque para ser contemplado pelo povo de Deus.
Após esse ato para alegria dos religiosos dava-se inicio da Santa Missa, celebrada pelo Pároco Leonardo Mendes Soncin, encerrando assim as atividades religiosas de São João Batista que havia iniciado no dia 17 de junho.
Como devoto ao Santo Padroeiro estive mais uma vez nesse ato religioso representando este conceituado jornal “Folha de Itapetininga”
Que São João Batista Abençoes a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário