sábado, 23 de maio de 2020

PERIGOSA ESTÁ ITAPETININGA!

O número de casos deu um salto de 48, na quinta-feira, dia 14, para 80 casos nesta quinta-feira, dia 21. O número de mortes segue o mesmo. foto/arquivo Jornal Correio.
Carla Monteiro

Os casos confirmados de Covid 19 cresceram 66% em uma semana em Itapetininga. De acordo com os dados dos boletins divulgados pela prefeitura, na última quinta-feira, dia 14, 48 pessoas testaram positivo para a doença na cidade, sendo dois óbitos em decorrência da doença. Nesta quinta-feira, dia 21, o número deu um salto para 80 casos positivos de coronavírus, sendo duas mortes. 
Ainda de acordo com o boletim mais recente divulgado, além das duas mortes, há quatro pacientes internados com diagnóstico positivo da doença, a prefeitura não esclareceu se eles estão internados em UTI. Outras 28 pessoas que testaram positivo estão em tratamento domiciliar em isolamento e 46 já estão curadas.
O boletim aponta ainda que há 34 casos em investigação no município, sendo que 27 dessas pessoas estão internadas. A prefeitura também não esclareceu se entre os suspeitos há internados em UTI. Outros sete suspeitos estão em casa em isolamento.
A taxa de isolamento social nos últimos dias em Itapetininga ficou em 46% na média, ou seja, abaixo do que é recomendando pelo Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo. De acordo com especialistas os índices indicados para que haja um controle melhor da proliferação do novo coronavírus é a partir de 70%.
Sobre a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Léo Orsi Bernardes, a assessoria do hospital informou que há cinco pacientes na UTI. O hospital conta com oito leitos de UTI e dois, na urgência e emergência, é importante reforçar que esses leitos não são de uso exclusivo para o tratamento da Covid-19.
Vale lembrar que nem a prefeitura e nem a assessoria do hospital esclareceu quantos pacientes com diagnóstico confirmado de coronavírus estão nas UTIs.
A rede pública de saúde de Itapetininga conta hoje com 22 respiradores. Os equipamentos respiradores da rede de saúde de Itapetininga se encontram concentrados no Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”. E atendem todas as áreas (na UTI Adulto, no tratamento a Covid 19, na emergência, estabilização, etc).
Nesta semana, o governo de São Paulo alertou para o avanço de casos no interior no litoral. Entre 30 de abril e 18 de maio, o percentual de casos confirmados e mortes por COVID-19 em todas as 15 regiões administrativas do estado superou o índice registrado na Grande São Paulo.
A aceleração da covid19 para além da região metropolitana da capital foi novamente confirmada em levantamento da Secretaria de Estado da Saúde avalizado pelo Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo. No último dia 4, os registros do Governo do Estado já apontavam que o avanço da doença no interior e litoral era quatro vezes mais rápido que na Grande São Paulo.
No início de abril, as 606 cidades fora da Grande São Paulo – que abrange a capital e outros 38 municípios – somavam 129 casos confirmados e fecharam o mês com 4.389 infectados, com aumento de 3.302% no mês. No mesmo período, a região metropolitana da capital passou de 2.793 casos para 24.309, com 770% de avanço do coronavírus.
Em maio, a tendência de expansão acelerada do coronavírus no interior e no litoral foi confirmada em apresentação conduzida pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O crescimento proporcional de casos entre 30 de abril e 18 de maio mostrou muito mais força fora da Grande São Paulo, que registrou 108% no período.
Também entre 30 de abril e 18 de maio, o ritmo do número de mortes provocadas pelo coronavírus em seis regiões administrativas do interior e litoral foi proporcionalmente maior que o da Grande São Paulo, que registrou 104% de elevação nos óbitos.

Correio de Itapetininga

Nenhum comentário:

Postar um comentário