sábado, 14 de abril de 2012

PAULO OKAEDA

São Miguel Arcanjo também tem um gênio. 
Chama-se João Gilberto Vaz e atualmente é Vice-Presidente de Parcerias Estratégicas e Sócio proprietário da ARENA DO BRASIL LTDA., além de controlador da AJAX BRASILIA FOOTBALL ACADEMY.
Mas por falar em gênio, temos aqui um outro gênio, só que este deitou suas raízes no município e cá permaneceu.
Quem estudou na mesma escola e na mesma época, lembra-se dele como um dos melhores alunos, principalmente na matéria de Matemática.
Trata-se de Paulo Yhoiti Okaeda, que tem como hobby, além da "bike"(com a qual sempre visita sua santa de devoção Nossa Senhora Aparecida), a observação de aves: aqui, um sabiá-laranjeira que ele conseguiu fotografar em São Miguel Arcanjo e cuja foto enviou para o "Wiki Aves".
Paulo é filho de Shigueru Okaeda, eternizado no livro de Miguel França de Mattos, "Cinema Paraíso" - o Cine Teatro São Miguel", onde se lê à página 24 ...
"Funcionava também naqueles velhos tempos do cinema mudo, no Kai-Kan, clube japonês de nossa cidade, um cinema itinerante, onde um pessoal de São Paulo, trazendo projetor e filmes japoneses, exibiam estes filmes, participando sempre das sessões o Sr. Shigueru Okaeda, que interpretava e explicava os enredos dos filmes aos assistentes". 
E segue:...
"Na semana seguinte, quando o cinema itinerante dos japoneses seguia para o Kai-Kan de outra cidade vizinha, seguia também o sr. Okaeda acompanhando a equipe técnica".
Paulo Okaeda foi contratado em 01 de fevereiro de 1.971 para exercer a função de Escriturário de Contabilidade na Prefeitura de São Miguel Arcanjo.
Dois meses depois, tinha como responsabilidade também cobrir as faltas do Tesoureiro da Municipalidade, Cassiano Rodrigues.
No mês seguinte, quando houve a premência de elaborar-se um novo Código Tributário Municipal e constituída uma comissão para estudo e elaboração do documento, lá estava Paulo nomeado, ao lado do então Lançador José Alves Ferreira e do Tesoureiro, Cassiano Rodrigues. 
No mês de agosto de 1.971, já assinava a nomeação para exercer o cargo isolado de provimento em comissão de Lançador, designado também para responder pelas atribuições do Setor de Compras e substituir o Tesoureiro durante suas férias. 
Em fevereiro de 1.972, fazia parte de um Grupo Executivo de Trabalho no projeto de Recadastramento Rural, a fim de colocá-lo à disposição do INCRA, juntamente com Pedro Mariano Machado Júnior e Elisa Saeko Ikeuti.
Em março, foi designado para presidir as comissões de abertura e julgamento das propostas referentes às concorrências públicas, junto com Cassiano Rodrigues e José Pedro dos Santos. Também fez parte da comissão de avaliação de imóveis de interesse para a municipalidade.
Em agosto de 1.972, nomeado membro da Comissão do Mobral, junto com Jaime Tozzo, Pedro Mariano Machado Júnior, Maria Aparecida Silva Fogaça, João Francisco de Góes, Maria Elena Pinheiro, Adel Wakim Tannous e Maria Sueli Rosa. Seu cargo específico era chefiar o setor financeiro.
No final de 1.973, foi nomeado Chefe de Gabinete, além de fazer parte da Comissão encarregada da organização e ornamentação de ruas para as festividades natalinas e distribuição de brinquedos ao lado de Clarice Terra França, Maura de Oliveira Pinto, Conceição Cunha, José Pedro dos Santos, Antonio Alves Machado, Maria Aparecida Silva Fogaça, Miguel Gomes, Maria Elena Pinheiro, Maria Helena Assunção Silva, Maria Sueli Rosa, Maria Marcondes e José Orlando Nunes.
E assim, sempre muito responsável e honesto, continuou prestando seus serviços à municipalidade até final de 1.976.
Depois dessa data, apenas no seu escritório de contabilidade que localizava-se à Rua Júlio Prestes, 630.
O que mais sei sobre Paulo Okaeda?
Sei que tornou-se Fiscal de Rendas e trabalha até hoje, que possui cinco filhos de três relacionamentos, que não quer saber de política (uma pena!) e que tem um projeto maravilhoso na cabeça para tentar reunir os colegas que estudaram no tempo do Ginásio Estadual de São Miguel Arcanjo ou "Virgílio Maynard", que antigamente ainda funcionava na atual Escola Municipal "José Gomide de Castro".
Se der certo, e aposto que vai, será um acontecimento memorável e o maior presente que cada um dos antigos estudantes sãomiguelenses receberá para o resto de suas vidas.
De minha parte, só o convite para que eu esteja lá já me encheu de satisfação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário