terça-feira, 22 de junho de 2021

15 DIAS PARA PROVAR. ACHO MUITA COISA!

 

Bolsonaro tem 15 dias para apresentar ao TSE provas sobre suposta fraude na eleição de 2018.
Por Redação Ucho.Info/21 de junho de 2021.



Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro Luís Felipe Salomão concedeu 15 dias para que o presidente Jair Bolsonaro apresente provas sobre suposta fraude no sistema eletrônico de votação nas eleições de 2018.
Além disso, Salomão editou portaria estabelecendo que autoridades que relatem inconformidades no processo eleitoral ficam obrigadas a apresentar em no máximo 15 dias provas ou indícios das supostas irregularidades.
No texto, o ministro do TSE cita o presidente da República, Cabo Daciolo, candidato ao Palácio do Planalto em 2018, e o deputado estadual Oscar Castello Branco (PSL-SP) e determina que os três sejam notificados para que comprovem as supostas fraudes.
Ministros do TSE consideram improvável qualquer tipo de sanção a Bolsonaro, caso o presidente não responda à notificação da Corte eleitoral e apresente as necessárias provas. No caso de o presidente da República não comprove o que tem falado ao longo dos últimos anos, a lisura do sistema eletrônico de votação ganhará novo reforço.
“Considerando o teor das manifestações indicadas no anexo da portaria, que sugerem haver inconformidades no processo eleitoral, oficie-se às autoridades que as tenham produzido para que apresentem, no prazo de 15 dias, evidências ou informações de que disponham, relativas à ocorrência de eventuais fraudes ou inconformidades”, determinou Salomão.
A determinação do corregedor do TSE surge na esteira da insistência de Bolsonaro em afirmar que houve fraude nas eleições de 2018 e que ele teria vencido o pleito ainda no primeiro turno. Salomão listou na decisão seis declarações de Bolsonaro sobre supostas fraudes no processo eleitoral.
A narrativa do presidente da República é mentirosa e oportunista, assim como premeditada, pois visa criar um cenário de tumulto para “incendiar” os idiossincráticos do bolsonarismo.
A ideia de Bolsonaro é desacreditar o processo eleitoral, a exemplo do que fez Donald Trump nos Estados Unidos, para, em caso de derrota, incentivar uma convulsão social com base em teorias da conspiração. Como tem afirmado o UCHO.INFO, é preciso interromper a escalada autoritária que avança no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário