sábado, 13 de setembro de 2014

MOSTEIRO DE SÃO BENTO, EM SOROCABA, PRECISA DE AJUDA PARA SER RESTAURADO


"Diário de Sorocaba", em 13/09/2014
















Já são 10 anos de delicado trabalho para devolver características originais do único imóvel remanescente dos primórdios da cidade, na segunda metade do século XVII.
Trabalho de restauro do Mosteiro está concentrado no interior da igreja de Sant'Ana 
(Foto: Fernando Rezende) 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Erguido na segunda metade do século XVII (a Capela ou parte desta, o atual Presbitério, onde está o altar-mór, data do próprio ano de fundação do Povoado de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba pelo bandeirante Baltazar Fernandes, em 1654), no coração de Sorocaba, o Mosteiro de São Bento é a construção mais antiga da cidade. Tombado pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Arquitetônico e Turístico (Condephaat), o prédio com paredes de taipa de pilão acompanhou o desenvolvimento da `Terra Rasgada' e, hoje, passa por um processo de restauração. Ao seu redor, foram instalados comércios, prédios comerciais e residenciais que contrastam com sua arquitetura e evidenciam sua beleza. 
O projeto de recuperação do conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento teve início em 2004 e não há prazo para ser concluído. Isto porque trabalho é minucioso e feito a partir de verbas obtidas junto aos governos federal e municipal, recursos provenientes de empresas através de legislações de incentivo cultural e doações captadas pela Associação Amigos de São Bento. O monge beneditino responsável pelo local, dom José Carlos Camorim Gatti, OSB, explica que existe um protocolo de intenção junto ao Mosteiro de São Bento, de São Paulo, que permite a empresa Novata Engenharia, que realiza o restauro, a fazer a captação de recursos para as obras de restauro. Mas a partir da criação da Associação de Amigos o processo foi intensificado. Ao todo, já foram investidos R$ 1,5 milhão, proveniente da Lei Rouanet, doações de empresas, associados, da União e da Prefeitura, que destinou cerca de R$ 500 mil. O valor repassado pelo Município chega em parcelas e, desde maio, já foram feitos dois depósitos. 
Dom José Carlos destaca ainda que a deputada federal Iara Bernardi (PT) também obteve, através de emendas parlamentares, um montante de R$ 800 mil, esperados para chegar no próximo ano. "Esses recursos serão enviados à Prefeitura, que os encaminhará para o Mosteiro. Já foi realizada uma reunião e o Município se comprometeu a fazer o repasse", asseverou o monge, enviado à cidade em 2001 pela Abadia de Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, da Ordem de São Bento, para ser o responsável pela restauração do Mosteiro local. Ele, porém, não carrega para si toda a responsabilidade e destaca o trabalho de todos os envolvidos: "Nunca imaginei que sairia de São Paulo. Sou dentista, então restauro para mim é algo comum", brinca. "No início, disse que se em três meses não acontecesse nada, mudaria de planos. O abade da época veio até aqui e eu disse que todos queriam a restauração, mas nada começa. Então, expliquei a situação aos fiéis e passamos a rezar uma Ave Maria, em agradecimento, ao fim de todas as missas, pois tinha certeza de que Ela iria interferir. A partir disso, tudo começou a dar certo". 

RESTAURAÇÃO - O primeiro passo da restauração foi contratar artistas da Capital para fazer a prospecção do Mosteiro, que contém os detalhes originais e é a base para o trabalho. Em seguida, foi realizado um processo para exterminar os cupins. Algumas etapas já foram concluídas, como a ampliação da hospedaria, que conta com seis quartos e banheiros individuais, cozinha, lavanderia, sala de estar e jantar, assim como o restauro de dois claustros e o casarão da esquina do largo de São Bento com a rua Dr. Arthur Martins, sede do Espaço Cultural "São Bento". Assim como acontece na Europa, dom José Carlos sonha, aliás, que o Espaço "São Bento" torne-se um ponto turístico da cidade e arrecade fundos para a sobrevivência do Mosteiro. 
Atualmente, cerca de 10 trabalhadores se dedicam diariamente aos serviços de restauro no interior da igreja de Sant'Anna, fechada para atos religiosos desde o final do ano passado. As imagens religiosas foram cobertas e outras peças retiradas para serem preservadas. A sala que fica ao lado da igreja - e abriga temporariamente livros da biblioteca - funcionará como sacristia, onde haverá uma escada para facilitar o acesso ao coro. 
O retábulo da igreja, com detalhes em ouro, também terá de ser restaurado, mas o orçamento de 2005 terá de ser refeito, por isso não é possível dizer o quanto precisará ainda ser investido. Em várias paredes, há `janelas' onde o reboco foi retirado quase que cirurgicamente, para observar a situação da taipa. O monge frisa que a estrutura não pode ser aberta, somente se não for original. E foi assim que durante os trabalhos descobriram uma passagem de ar, chamada por dom José Carlos de `ar condicionado do século 17'. "Quando estavam no claustro, removendo o reboco, havia um barro diferente da taipa. Pedi para que retirassem e havia uma passagem, um respiro para a igreja ter ventilação", conta ele.
Durante esses anos todos, a parte frontal da fachada se movimentou, distanciando o forro das paredes. Foi necessária uma operação para mantê-la sustentada, com o uso de fios de prumo e cintas instaladas em meio à estrutura. 

UM MOSTEIRO A SERVIÇO DA COMUNIDADE - Devido à sua importância histórica e arquitetônica, todos os meses o Mosteiro de São Bento é visitado por universitários, principalmente estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Em junho, um grupo da Pontifícia Universidade Católica (Puc) de Campinas doou uma maquete do Mosteiro. Enquanto a restauração não é concluída, as missas são celebradas em capela improvisada ao lado do Mosteiro, de segunda-feira a sábado, às 7 horas; também aos sábados, às 18 horas, e aos domingos, às 9 e 11 horas. 
As confissões ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 e das 14h30 às 17 horas. 
Os interessados em fazer doações à restauração podem ir pessoalmente ao Mosteiro de São Bento, procurando por dom José Carlos, ou ligar no telefone (15)3232.8206. 
Para integrar a Associação Amigos de São Bento, é necessário preencher um formulário e escolher a opção de doação, feita através de boleto bancário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário