sábado, 13 de abril de 2013

JOÃO BATISTA MACEDO MENDES NETO



Recebi um e-mail de JOÃO MENDES NETO comentando sobre uma postagem que fiz intitulada Itapetininga: História Visual Preserva Origens, assim:

Boa tarde.

Gostei muito das fotos.
Morei em Itapetininga entre 1950 e 1954.
Sou da família do Jango Mendes (meu avô paterno) e do Chico Weiss (meu bisavô materno).
Tenho algumas fotos recentes de Itapetininga no meu Flickr (Flickr JB Macedo Mendes Neto).
Mas encontrei muito pouco da velha Itapê que frequentava quando visitava os meus avós.
Lamentável a degradação da arquitetura antiga.
Abraço 
JBMMendes Neto. 



No site "Migalhas" do Dr. Pintassilgo, existe uma pequena biografia de João Batista de Macedo Mendes, o Jango Mendes, avô paterno do missivista, que foi advogado dos mais famosos em Itapetininga, muito embora jamais tenha cursado nenhuma faculdade. Era também excelente orador e argumentador. Atuava como provisionado. Possuía uma cultura jurídica reconhecida por todos. A sala dos advogados do Fórum Dr. Bernardes Júnior, em Itapetininga, foi batizada com seu nome em solenidade realizada no dia 5 de novembro de 1969. Faleceu no mesmo dia do ano seguinte.
Nosso falecido pai Luiz Válio Júnior era fã ardoroso de Jango Mendes e sempre o consultava quando precisava de conselhos seus sobre qualquer causa.
Segundo apuramos, no "Estadão" de 30 de agosto de 1.959 foi publicado uma notícia envolvendo o advogado: ---"Foram levados a julgamento, na 3a. reunião periódica do Juri de Itapetininga, os irmãos José e Antonio Caetano Nunes, acusados de haverem tentado contra a vida de Alceu Ferreira de Sousa, produzindo-lhe lesões leves. A vítima, em 26 de março de 1.959, a mando do proprietário da Fazenda "Atlântida", em São Miguel Arcanjo, entrou com um trator no terreiro dos réus, com o propósito de forçá-los a abandonar a gleba que possuíam na Fazenda. Os trabalhos foram presididos pelo Juiz Vicente Mastrocola, representando o Ministério Público, o sr. Oton Orlandini de Matos. Foi defensor dos réus o sr. João Batista de Macedo Mendes. Antonio Caetano Nunes foi absolvido por 6 votos contra 1 e seu irmão José, por unanimidade". 
No "Estadão" também - notícia veiculada em 11 de março de 1.952 - dá conta de que no dia 20 de fevereiro do mesmo ano entrara em julgamento pela segunda vez o sr José Manoel, que foi absolvido por unanimidade por crime de homicídio praticado na pessoa de João Vaz, e que o mesmo fora defendido pelo advogado João Batista de Macedo Mendes, residente em Itapetininga.
Já o avô materno Francisco Weiss foi um dos mais antigos comerciantes em Itapetininga, proprietário da "Casa Weiss".

O neto é jornalista, administra o blog "1/87 Museu Virtual do Automóvel" e no ano de 1.977 ajudou a fundar a Cooperativa dos Jornalistas de Santos Ltda., da qual foi seu primeiro Vice-Presidente.
Agradeço, JB, por sua entrada em meu humilde blog.

Nenhum comentário: