sábado, 21 de dezembro de 2013

POR FALAR NO DR. ARMANDO SALLES DE OLIVEIRA


Na sessão de 16 de junho de 1952, a Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo prestou significativa homenagem à memória do eminente homem público, dr. Armando Salles de Oliveira, consignando em Ata um voto de saudade pelo transcurso do sétimo aniversário de sua morte.

Falando na ocasião, o senhor Aristeu Valio, da bancada da UDN, proferiu o seguinte discurso:
- "Causou-me viva impressão a atitude de deputados da Assembleia legislativa, verdadeiros cultores da Democracia em nosso Estado, ao apresentarem um projeto de lei, na sessão de 16 de maio, denominando de Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira à Cidade Universitária de São Paulo, em construção na Capital.
Bem merecida foi essa lembrança em homenagem ao paradigma da Democracia brasileira, o inesquecível dr. Armando Salles de Oliveira, o fundador da Universidade de São Paulo.
São Miguel Arcanjo também não pode deixar de prestar-lhe homenagem, porque os seus filhos receberam um grande benefício desse inolvidável vulto, que repousa a vida eterna junto ao Todo-Poderoso para glória de seus feitios aqui na terra.
Quando de seu período governamental, em 1936 mais ou menos, obteve a construção de seu almejado grupo escolar, derivado da verba para 12 grupos que seriam construídos em municípios paulistas.
Para esta obra, contribuíram também os drs. Oscar Machado de Almeida e seu irmão Elias Machado de Almeida, e os saudosos ex-Prefeito e ex-Presidente da Câmara Municipal, Edwirges Monteiro e Luiz Valio.
Minha impressão deteve-se também na forma democrática e patriótica da apresentação do projeto de lei acima referido, pois, num movimento apolítico e, talvez inédito, esse projeto e a respectiva justificativa receberam as assinaturas dos deputados pertencentes a todas as correntes partidárias.
Assim sendo, julgo que São Miguel Arcanjo também deve prestar homenagem à memória de Armando Salles de Oliveira, porque dele recebeu um grande benefício, cujos resultados se depreendem da sadia acomodação de nossos filhos no majestoso edifício do Grupo Escolar."

OBS: Trata-se do Grupo Escolar José Gomide de Castro.
  

Nenhum comentário: