segunda-feira, 24 de maio de 2021

MINHA TIA, "SANTA VERÔNICA"


Minha tia Maria Aparecida Válio, filha do Major Luiz Válio nasceu em 1913 e foi a primeira pessoa a representar Santa "Verônica" nas procissões do Senhor Morto realizadas pela igreja católica de São Miguel Arcanjo.
Quem foi Santa Verônica?
Não há referência à história de Santa Verônica e seu véu nos Evangelhos canônicos. 
A história que chega mais perto é o milagre já relatado sobre a mulher que foi curada de uma hemorragia em Mateus 9:20-22 e Lucas 8:43-48.
O nome dela foi identificado como sendo Verônica nos Atos de Pilatos, uma obra apócrifa do século IV d.C.
A história foi depois mais elaborada com a adição da história de Cristo dando a ela um auto-retrato num tecido com o qual ela posteriormente curou o imperador romano Tibério.
A ligação disto com Jesus carregando a cruz na Paixão e a aparição milagrosa da imagem só ocorreu por volta de 1380, num livro internacionalmente famoso na época chamado de "Meditações sobre a vida de Cristo".
A história de Verônica é celebrada na sexta estação da Via Crúcis.
Cópia do Cristo de Baumeister foi feita neste tecido por algum artista que não deixou impresso seu nome.
Era esse pano que minha tia Maria, vestida como Santa Verônica, ao cantar na aludida procissão, descerrava para, ao final, ir enrolando de volta ao estágio inicial, como num canudo.
A cena era tocante.
Muitas pessoas choravam, inclusive minha avó Cirila e eu, contando uns 7 ou 8 anos de idade.
Faz parte do meu acervo o tecido, sagrado para mim, e que jamais soube quem foi o autor do desenho.
Tem mais de 60 anos essa relíquia que preciso tombar. (???)

Nenhum comentário: