Conhecido na cidade há quase três décadas pela sua incansável militância em defesa do meio ambiente e do Rio Sorocaba, o servidor público aposentado Francisco Moreira Campos, o Chico do Rio, acabou de lançar hoje, no salão nobre do Gabinete de Leitura de Sorocaba, o livro "Sorocaba, o Rio do Chico".
Chico do Rio completa 81 anos hoje e o lançamento do livro foi uma homenagem de familiares e amigos.
- "Essa é uma oportunidade para que todos que reconhecem o valor da luta de Chico compareçam para agradecer, apoiar e se inteirar de uma história que deve ser levada às novas gerações", afirma Jorge Facury, escritor e amigo de Chico do Rio.
A obra reúne documentos oficiais e não oficiais, entre mensagens de apoio e reconhecimento de autoridades à luta travada por Chico.
O livro tem prefácio do pesquisador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro e apresentação do jornalista do Cruzeiro do Sul José Carlos Fineis.
No texto de apresentação, Fineis destaca que ninguém sabe dizer ao certo quando esses dois cursos - o do rio e o da vida de seu Chico - se encontraram.
- "Mas o fato é que eles se misturaram e se tornaram quase uma coisa só. Aos poucos, seu Chico passou a ser "do rio". E o rio nunca mais deixou de correr no coração de seu Chico."
O livro Sorocaba, o Rio do Chico, editado pela Crearte, tem 190 páginas e custa só R$ 20.
O valor arrecadado será revertido para uma instituição de caridade ainda a ser definida.
O Gabinete de Leitura de Sorocaba fica na Praça Cel. Fernando Prestes, 21.
Jornal Cruzeiro do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário