A primeira rodovia com pavimentação ecológica do Estado de São Paulo, que compreende um trecho de 33 quilômetros da SP-139, entre Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras, está prevista para ser concluída em abril do ano que vem.
Por cortar o Parque Estadual Carlos Botelho, a via receberá um calçamento especial feito com blocos intertravados em concreto, que permite a infiltração da água.
Anunciada em 2012 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), as obras no local tiveram início em outubro do ano passado. Desde então, o trecho permanece interditado, assim como o parque, que ficará fechado durante as intervenções.
O trecho que receberá o revestimento especial vai do quilômetro 45,3 ao 78,3, na Serra da Macaca - parte da rodovia que ainda não possuía pavimentação asfáltica.
A SP-139 serve de ligação entre as regiões de Sorocaba, Itapetininga e São Miguel Arcanjo até o Vale do Ribeira e litoral sul de São Paulo.
A obra custará R$ 52,5 milhões, R$ 3,5 milhões a mais do que o inicialmente previsto, que era de R$ 49 milhões.
A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT), é de que a estrada-parque seja entregue dentro de um ano.
A rodovia SP-139, que neste trecho recebe o nome de Nequinho Fogaça, permanece interditada desde janeiro deste ano, a partir da entrada do Parque Estadual Carlos Botelho.
O motorista que segue de Registro em direção ao município de São Miguel Arcanjo deve utilizar a BR-116 até Juquiá, onde utilizará a SP-79, no sentido Tapiraí.
Nesse ponto, ingressará na vicinal Bairro Turvo, que leva até à SP-250, de onde poderá seguir diretamente para São Miguel Arcanjo.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.
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