segunda-feira, 29 de abril de 2019

CRIMES DO GRUPO DOLLY E O EFEITO CASCATA EM SÃO LOURENÇO DA SERRA

Resultado de imagem para grupo dolly
MPSP denuncia dono do Grupo Dolly por crimes em São Lourenço da Serra. 
Outras cinco pessoas são alvos do Gedec e da Promotoria de Itapecerica.
O Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec) e da Promotoria de Justiça de Itapecerica da Serra, apresentou denúncia contra Laerte Codonho, proprietário do grupo empresarial responsável pela produção e comercialização dos produtos da marca Dolly; Julio Cesar Requena Mazzi, diretor do grupo; funcionários do grupo; o ex-diretor de Obras do município de São Lourenço da Serra; o delegado em exercício da Delegacia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (DIICMA) de Taboão da Serra; e dois policiais civis desse mesmo distrito.
De acordo com a denúncia do MPSP, Codonho e seus colaboradores, com o objetivo de ingressar no mercado de exploração e envase de água mineral, adquiriram, por meio da empresa StockBank, imóvel em São Lourenço da Serra. Apurou-se que, sem a obtenção das licenças prévias necessárias e regulares, entre os anos de 2014 e 2016, o grupo promoveu desmatamento no local correspondente à área de quase seis hectares, causando degradação em Área de Preservação Permanente (APP) e em Área de Proteção de Mananciais (APM).
Codonho chegou a sobrevoar o local, com a utilização de helicópteros, para filmar a área quando o desmatamento encontrava-se em curso. 
Além dos crimes ambientais, também se apurou que houve pagamento de propinas ao então diretor de Obras de São Lourenço da Serra, bem como ao delegado em exercício na DIICMA e a policiais lotados naquele distrito, com o objetivo de evitar a adoção de providências para reprimir o desmatamento. 
Segundo a denúncia, houve até mesmo a indicação, pelo Grupo Dolly, de um “laranja”, que, mediante contrato e distrato de arrendamento da área forjados, assumiu a “responsabilidade” pelo desmatamento, com o objetivo de evitar a punição dos verdadeiros culpados.

Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)


Nenhum comentário: